quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Homem Perfeito ?

Podemos, talvez, conceber um mundo em que Deus tenha corrigido os resultados deste abuso do livre-arbítrio pelas suas criaturas a cada momento: de maneira que uma viga de madeira se tornasse macia como grama se usada como arma, e o ar se recusasse a obedecer-me se tentasse utilizá-lo em ondas sonoras que transmitissem mentiras ou insultos.

Num mundo assim, porém, os atos errados seriam impossíveis e, portanto, ficaria anulado o livre-arbítrio; se o princípio fosse levado à sua conclusão lógica, os maus pensamentos tornar-se-iam também impossíveis, desde que a massa cerebral que usamos para pensar se recusaria a fazê-lo quando tentássemos estruturá-la. Toda matéria nas proximidades de um homem perverso estaria sujeita a alterações imprevisíveis.

A idéia de que Deus pode modificar, e realmente modifica, ocasionalmente, o comportamento da matéria produzindo o que chamamos de milagres, faz parte da fé cristã; mas a própria concepção de um mundo comum e portanto estável exige que tais ocasiões sejam extremamente raras.

Se Deus fizesse-nos a prova de falhas, nós realmente não falharíamos, não erraríamos, não pecaríamos. Mas não deixaríamos de pecar por amor a Deus e sim por impossibilidade de faze-lo. Da mesma forma que nós morremos, não morremos porque queremos, morremos porque não há alternativa.


CS Lewis (Cristianismo puro e simples)


Nenhum comentário:

Postar um comentário