quinta-feira, 29 de abril de 2010

Álcool: Não há dose segura !!


Lívia Machado, iG São Paulo | 28/04/2010 13:03


A lista dos possíveis fatores que elevam o risco de câncer de mama cresce a cada ano. Obesidade e sedentarismo têm seus efeitos danosos comprovados em números e estatísticas.

A novidade no tema, embora ainda sem garantias oficiais, aponta que o consumo moderado de álcool também aumenta as chances da doença.

Foto: Getty Images Ampliar

Bebida aumenta a suscetibilidade ao aparecimento do câncer de mama

Fabiana Baroni Makadissi, mastologista do Hospital A.C Camargo, explica a relação usando a metáfora da balança: os fatores de risco estão de um lado, e os de proteção, no outro. Nesse caso, endossa a médica, o desequilíbrio é condição para aumentar ou não a chance de aparecimento da doença. Quanto maior for o peso da proteção menor serão os riscos.

A especialista diz que a matemática é simples. O câncer está diretamente relacionado à qualidade de vida. “Ainda não temos como dominar e controlar a doença, mas tudo que for possível fazer para deixar o organismo equilibrado, é benéfico e diminui as chances dela aparecer.”

Segundo Fabiana, o câncer de mama é multifatorial, ou seja, causado por diversos fatores. A obesidade, o sedentarismo e o consumo de álcool não desencadeiam a doença sozinhos, mas potencializam os riscos. “Nascer mulher e estar envelhecendo também são fatores de risco para o surgimento da doença. Estes dois não temos como mudar, mas os outros fatores sim. A manutenção da saúde, é responsabilidade de cada um.”

Na teoria, os médicos revelam que consumir 120 ml de vinho (o equivalente a uma taça) ou 275 ml de cerveja, quantidade inferior a uma latinha, por dia já é considerado uma dosagem de risco. O ideal, aponta a mastologista, seria limitar a ingestão a celebrações e ocasiões especiais e, ainda assim, manter a disciplina.

"As mulheres que consomem álcool apresentam níveis elevados de hormônios, em especial o estrógeno e, em particular, o estradiol, que é um tipo de estrógeno, o hormônio considerado como o grande vilão do câncer de mama", esclarece a mastologista.

Alguns estudos sugerem que a bebida aumentaria a suscetibilidade à carcinogênese - seqüência de eventos que culmina no aparecimento do câncer no tecido mamário. O álcool causaria também dano no DNA (molécula que armazena as informações genéticas) das células e ampliaria o potencial metastático (capacidade que as células do tumor têm de se espalhar para outras partes do copo) das células tumorais.

Felipe Andrade, mastologista do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, explica que o álcool e a gordura têm uma influência negativa sobre o hormônio feminino. “O câncer é um tumor que se alimenta de hormônios. A gordura estimula a produção do estrogênio, que é extremamente prejudicial à mulher, e o álcool sinaliza esse hormônio de forma negativa.”

Apesar de os estudos ainda serem inconclusivos, o médico não descarta a importância do alerta. “Embora ainda não tenhamos dados que decifrem de que forma essa sinalização é feita, já sabemos que a relação entre o álcool e o estrogênio é negativa, o que exige um cuidado redobrado.”

Fonte: Saúde e Família

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Sex 23/04/2010


Estudo adicional

Leia, de Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 419, 420: “Bebidas”; Conselhos Sobre Saúde, p. 104: “Banhos Frequentes”.

Os que tratam os doentes devem avançar em sua importante obra, com forte confiança em Deus de que Suas bênçãos acompanhem os meios por Ele graciosamente providos, e para os quais em misericórdia nos chamou a atenção como um povo, isto é, o ar puro, o asseio, o saudável regime alimentar, os devidos períodos de trabalho e de repouso e o emprego da água” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 303).

“Naquela manhã, o sacerdote havia realizado a cerimônia que comemorava o ferir da rocha no deserto. Essa rocha era um símbolo daquele que, por Sua morte, havia de fazer com que brotassem vivas correntes de salvação para todos os sedentos. As palavras de Cristo eram a água da vida. Ali, em presença da multidão reunida, Ele Se pôs à tarde para ser ferido, a fim de que água da vida pudesse brotar para o mundo. Ferindo a Cristo, Satanás pensava destruir o Príncipe da vida; mas da rocha ferida correu água viva. Ao falar Jesus assim ao povo, o coração deste pulsou com estranho respeito, e muitos estavam dispostos a exclamar, como a mulher de Samaria: ‘Dá-me dessa água, para que não mais tenha sede’” (Jo 4:15; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 454).

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Qui 22/04/2010


Água como terapia

Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo” (Jo 9:11).

6. Compare a história da cura do cego de nascença por Jesus, em João 9:1-11, com algumas outras curas. Veja, por exemplo, Mt 8:8-13; 9:2-7; Lc 8:46, 47. Que possível significado pode ser encontrado nessa diferença?

É essencial que a água usada tanto interna quanto externamente seja limpa. Muitos têm dificuldade de acesso à água pura, limpa. A água tirada de fontes contaminadas exige algum tratamento por substâncias químicas ou fervura a fim de torná-la segura para o consumo e uso doméstico.

A água usada exteriormente é tão benéfica quanto a usada internamente. Ela pode ser usada exteriormente em tratamentos conhecidos como hidroterapia. O uso inteligente, cuidadoso, de toalhas úmidas quentes e frias nesse processo de hidroterapia pode trazer alívio a várias enfermidades. Deve-se usar extrema precaução em casos de má circulação, pessoas com diabetes ou enfermidades neurológicas. Pode ser muito vantajoso obter treinamento apropriado sobre o uso de hidroterapia.

“Muitos há... que nunca aprenderam por experiência os benéficos efeitos do devido uso da água, têm medo dela. Os tratamentos hidroterápicos não são apreciados como deveriam ser, e aplicá-los bem requer trabalho que muitos não estão dispostos a realizar. Mas ninguém se devia sentir desculpado de ignorância ou indiferença neste assunto. Há muitas maneiras de aplicar a água para aliviar o sofrimento e combater a doença. Todos devem se tornar entendidos no seu emprego, nos simples tratamentos domésticos. As mães, especialmente, devem saber tratar de sua família, tanto na saúde como na enfermidade” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 237).

Quão consciencioso você é com os hábitos de saúde em geral? Isto é, como você poderia cuidar melhor de si mesmo? Por que esperar até que os maus hábitos o deixem doente? Como seria melhor começar seguindo os bons princípios de saúde agora e evitar a doença em vez de passar pelo incômodo de buscar a cura!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Qua 21/04/2010


O poder da água

Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40:31).

5. Medite nesse texto. Que promessa você pode tirar dele para si mesmo? Como você pode aplicá-lo à sua experiência?

Uma experiência histórica ministrada pelo Dr. Pitts, da Universidade Harvard, colocou atletas – caminhando em uma esteira a 5,5 quilômetros por hora em um ambiente quente – para consumir tanta água quanto perdessem pela transpiração. No fim da experiência, os atletas sentiam que podiam continuar a caminhar – sete horas mais tarde! (G.C. Pitts, R.E. Johnson, F.C. Conzolazio, “Work in the Heat as Affected by Intake of Water, Salt, and Glucose” American Journal of Physiology 142:253, 1944). Em outro dia, os mesmos atletas, privados de água durante a experiência, chegaram ao ponto da exaustão dentro três horas e meia.

A mensagem é clara. A água pode dar poder e energia, especialmente quando estamos fazendo trabalho vigoroso. Em contraste, o consumo inadequado de água pode resultar em desidratação, que leva a cansaço e esgotamento muito mais depressa do que se bebêssemos água suficiente. Igualmente, água insuficiente pode prejudicar as funções vitais. Embora possam entrar em ação mecanismos compensatórios, a deficiência crônica de água levará à má saúde.

É possível que o consumo adequado de fluido limite alguns sintomas como enxaquecas, reduzindo assim a necessidade de medicamento contra enxaqueca, que pode provocar efeitos colaterais, especialmente se usado com frequência. Como a maioria dos atletas sabe, durante o exercício prolongado e intenso, a necessidade de água aumenta significativamente.

Mas deve-se lembrar de que é possível beber água demais, resultando em intoxicação por água. A quantidade apropriada de consumo de água depende de múltiplos fatores, como temperatura, tamanho do corpo e função renal, mas deve ser suficiente para produzir urina clara em circunstâncias normais. Na maioria dos casos, as pessoas devem fazer o esforço de beber no mínimo de seis a oito copos (pelo menos 250 ml por copo) de água por dia, e mais quando faz trabalho pesado em ambiente quente.

Quanta água você está bebendo cada dia? Tome a decisão consciente de registrar quanta água você está bebendo, e se não estiver tomando o suficiente, o que o está impedindo de voltar a fazer algo tão simples e que lhe traz tantos benefícios?

terça-feira, 20 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Ter 20/04/2010


Usos da água

3. Gênesis 2:10 revela que na Terra do Éden, mesmo antes do pecado, havia água para as criaturas de Deus. O que está implícito nesse fato?

Como criaturas, todos nós precisamos de ar, água e alimento para preservar a existência (Gn 1:29). Na descrição do Éden, além da presença de um belo jardim, também havia um rio que se dividia em quatro braços: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Deus proveu água para preservar a vida de Suas criaturas.

Todos nós precisamos de água a fim de sobreviver. De fato, cada célula, tecido e órgão do corpo precisa de água para funcionar. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, transporta nutrientes e oxigênio para as células, remove os dejetos, evita a constipação, umedece os tecidos, protege de choques as articulações e mantém o sangue fluindo ao longo do corpo. Precisamos beber mais água do que a sede requer. Muitos líquidos, como água, leite e sucos de frutas e de vegetais, contribuem para hidratar; porém, paradoxalmente, as bebidas alcoólicas e cafeinadas podem aumentar a perda de fluidos, o que pode ser prejudicial.

Água pura é melhor que muitas outras bebidas. Comece o dia com um ou dois copos de água e continue bebendo água entre as refeições para manter-se bem hidratado.

A água tem também outras funções para a saúde. Lavar as mãos pode reduzir a transmissão de muitos agentes infecciosos de pessoa para pessoa. Uma grande porcentagem de doenças infecciosas seria eliminada mediante a lavagem das mãos, especialmente antes de comer. O banho diário remove a sujeira acumulada, o que também pode evitar doenças.

4. Como a água estava relacionada com as cerimônias de purificação do Antigo Testamento? Lv 11:40; 13:6, 34, 53, 54; 15:3-13. Que lição existe nesse fato?

Tem havido muito debate entre os eruditos quanto ao propósito por trás dessas cerimônias de purificação no Antigo Testamento. Muitos acham que eram puramente ritualísticas, sem qualquer aspecto de saúde envolvido. E embora, em alguns casos, esse ponto pareça mais óbvio que em outros (como quando os sacerdotes tinham que lavar as mãos e os pés antes de entrar no tabernáculo [veja Êx 30:20, 21]), pelo que sabemos hoje sobre os germes e a limpeza, o Senhor pode ter instituído essas coisas também por motivos de saúde, ainda que os israelitas não tivessem nenhuma ideia da teoria dos germes e semelhantes.

Sejam quais forem os fatos, hoje sabemos que o uso da água para nos manter limpos nos dá maravilhosos benefícios de saúde.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Seg 19/04/2010


As águas do batismo

Leia Atos 8:35-39. Nesta passagem, Filipe pregou as Escrituras ao eunuco, contando-lhe as boas-novas de Jesus. O eunuco aceitou Jesus Cristo como Filho de Deus. Quando eles viram água, ele perguntou a Filipe: “Que impede que seja eu batizado?” Então, ele foi batizado por Filipe, e saiu com alegria.

Não existe milagre na água em si; ela é símbolo de purificação. É o dom do Espírito que transforma a vida. O batismo é uma proclamação exterior da aceitação de Jesus. Leia João 3:5-8. Jesus disse a Nicodemos que “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

2. Que acontece simbolicamente quando alguém é batizado por imersão? Rm 6:1-6

A conversão genuína, simbolizada pelo batismo por imersão, significa a purificação da vida da pessoa. O Novo Testamento menciona muitas vezes o batismo por imersão, enfatizando a importância dessa cerimônia em nossa experiência cristã.

“Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo” (At 2:38, NVI).

Quando somos salvos, somos batizados espiritualmente em Cristo (Gl 3:26, 27) e recebidos em Seu corpo, a igreja (1Co 12:13). No simbolismo bíblico, o batismo pela água representa a purificação interior (Ef 5:25, 26), o renascimento espiritual (Jo 3:5), ambos temas centrais da salvação.

Muitos consideram o batismo como algo certo, mas, para muitos no mundo, o ato exige imensa coragem. Em alguns países, o batismo pode levar ao isolamento do cônjuge, da família e da comunidade, ao encarceramento ou até a morte.

Entre as últimas palavras registradas de Jesus na Terra estão estas: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc 16:16). Pense nisso um momento: o último chamado de Jesus é para crer nEle, o que inclui o chamado para ser batizado. Se Ele considera assim, não podemos negligenciar seu significado.

Leia novamente Romanos 6:1-6. Como você experimentou a realidade das palavras de Paulo? Como sua “novidade de vida” em Cristo o transformou? De que você foi poupado? Em que áreas você ainda precisa de maior mudança? Como você pode cooperar melhor com o Senhor, que Se oferece para lavar seus pecados?

domingo, 18 de abril de 2010

O que eu gosto nos...


Autor: Prof. Gilson Medeiros

Aqueles que têm um pouco mais de tempo na Igreja vão lembrar de um livrinho cujo título era bem sugestivo: "O que eu gosto nos...".

Este livro mostrava os pontos positivos de diversas denominações cristãs, na tentativa de esclarecer que todos têm algo bom a oferecer.

Resolvi fazer, então, minha própria lista de pontos positivos que observo em algumas denominações cristãs ou religiões não-cristãs. Lembro que não estou levando em conta a "teologia" deles, com os pontos doutrinários que sei que não estão em harmonia com a Bíblia. Meu objetivo é apenas demonstrar que podemos aprender muito, como Igreja, com pessoas sinceras que vivem uma fé diferente da nossa.

Quem sabe não podemos aprender o que eles têm de melhor, e também colocarmos em prática em nossa própria vida... como Adventistas do 7º Dia?!

Isso não tem nada com COPIAR as outras igrejas, pois não podemos negar que em alguns pontos os não-Adventistas vivem a "prática" do cristianismo bem melhor que alguns Adventistas.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O que eu gosto nos...

Católicos Romanos
- Sua certeza de que a Igreja Católica é a mais importante. As festas religiosas promovidas arrastam verdadeiras multidões, que não medem esforços para participarem destes momentos de demonstração de sua fé.

Pentecostais
- Seu fervor e entusiasmo na adoração. Eles participam do culto de uma maneira viva e dinâmica, sem se limitarem apenas a "assistir", mas em realmente se envolverem na adoração, seja através dos cânticos, das exclamações de louvor ("aleluia", "amém", "glória"...), das orações, etc.

Batistas tradicionais
- Sua certeza da salvação em Cristo. Eles não vivem duvidando se estão salvos ou não, pois a mensagem da justificação pela fé é fortemente pregada e aceita pelos membros.

Testemunhas de Jeová
- Seu zelo missionário, em sair de casa em casa (e em duplas) para distribuírem suas mensagens. Cada membro tem seu programa pessoal semanal de envolvimento no evangelismo, sem se incomodarem com o sol ou a chuva, pois têm o desejo de deixarem suas literaturas no maior número possível de lares.

Espíritas
- Seu envolvimento em trabalhos sociais de assistência aos mais necessitados. A maioria dos grandes projetos sociais, que atingem uma enorme parcela desassistida da população, têm os espíritas como seus idealizadores, promotores ou realizadores.

Muçulmanos
- Seu estilo de vida saudável. Uma das grandes acusações que os muçulmanos fazem contra o Ocidente é de que nos países professamente cristãos (EUA, Brasil, boa parte da Europa, etc.) o uso de drogas, promiscuidade, AIDS, violências, etc., têm índices muito maiores que nos países muçulmanos. Na alimentação eles também procuram seguir regras que lhes dão um estilo de vida bem mais saudável que em outros países.

Budistas
- Sua rotina de oração (meditação) e sua busca pela paz. Eles estão constantemente procurando aumentar sua capacidade meditativa, o que lhes confere uma mente reflexiva e pacífica. Dificilmente vemos budistas envolvidos em violência, guerras, pancadarias, insultos verbais, etc.

Adventistas da Reforma
- Seu conhecimento do Espírito de Profecia. Os "Reformistas" procuram estudar a fundo os livros de Ellen White, e por isso estão mais dispostos a viverem os seus ensinamentos, seja no aspecto da Reforma de Saúde, na modéstia no vestuário e uso de maquiagens, etc.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Lembro novamente que não estou levando em conta os aspectos doutrinários de cada religião ou denominação citada acima. O que observei são pontos do seu estilo de vida como "religiosos".

E nos Adventistas do 7º Dia...
O que eu gosto "neles"?

Evidentemente (rs) são muitas coisas:
- Sua excelente qualidade musical;
- Seu estudo metódico e sistemático da Bíblia;
- A forma de culto que prioriza a reflexão em vez da emoção (porém, de forma "exagerada" em alguns casos);
- Os maravilhosos conselhos práticos do Espírito de Profecia;
- O sistema de divisão dos dízimos, que dá chances para que até as menores igrejas tenham bons pastores;
- O Clube de Desbravadores e o de Aventureiros;
- O sistema educacional;
- O dinamismo dos jovens;
- O programa do Ministério Infantil;
- A beleza da cerimônia do lava-pés;
- A qualidade teológica da Lição da Escola Sabatina;
- O zelo em ser fiel aos 10 Mandamentos de Deus;
- O estudos das profecias bíblicas;
- O sistema de estudos bíblicos nos lares;
- O programa de evangelismo público;
- A qualidade da formação nos nossos Seminários de Teologia;
- Etc.
- Etc.
- Etc.

Como membro desta Igreja há 16 anos, eu tenho alegria (e orgulho) em ser Adventista do 7º Dia.

Mas sou consciente o bastante para ver que há coisas que podemos melhorar, e nossos "irmãos" de outras igrejas têm muito a nos ensinar para isso...

"julgai todas as coisas, retende o que é bom" - 1Tess. 5:21

Fonte: Gilson Medeiros

Revista da Coop cita Dez Mandamentos (do Catecismo)


A Cooperativa de Consumo (Coop) é uma rede de supermercados do Estado de São Paulo. Eles editam e distribuem mensalmente a Coop Revista, publicação cuja tiragem é de 150 mil exemplares. A cada edição, são publicadas, além de reportagens de interesse dos cooperados, matérias sobre comportamento, saúde, autoajuda e outros assuntos. Na edição deste mês, há uma matéria sobre os dez mandamentos. O objetivo da autora foi mostrar que, embora bastante antiga, a Lei de Deus dada a Moisés ainda é relevante em nossos dias. Propósito nobre o dela, não fosse o fato de ter confundido o Decálogo com a lei adulterada do Catecismo. Aqui em Tatuí há uma unidade da Coop e costumo ler algumas matérias da revista. Quando li essa, resolvi escrever o e-mail abaixo para a repórter Ivanilde, autora do texto:

Prezada Ivanilde:

Foi com satisfação que me deparei com sua matéria “Código de conduta”, na Coop Revista de abril. É bom ver que, numa época de corrosão da moral e da virtude, ainda há pessoas que veem valor na Lei de Deus e percebem sua aplicabilidade mesmo no século 21. Porém, permita-me fazer algumas observações:

(1) Você menciona que os dez mandamentos foram recebidos de Deus por Moisés há quase quatro mil anos, no entanto, sua lista é baseada nos mandamentos do Catecismo católico, cuja elaboração é muito mais recente que a escritura dos dez mandamentos bíblicos (cf. Êxodo 20:8-11); (2) exemplo disso é a omissão – em sua lista e no Catecismo – do segundo mandamento bíblico, que proíbe a adoração de ídolos (nesta época de consumismo, esse mandamento também daria uma boa aplicação, não acha?); (3) por causa dessa omissão, o quarto mandamento em sua lista vira o terceiro e prescreve a guarda do domingo, ao passo que o mandamento bíblico diz: “Lembra-te do dia do sábado para o santificar... porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra...”; além disso, você focaliza apenas o aspecto do trabalho e do descanso, no entanto, o mandamento do sábado tem que ver também com adoração, já que aponta para Deus como o Criador; (4) para que sua lista e o Catecismo não ficassem com nove mandamentos, por causa da omissão do segundo, o 10º mandamento foi dividido em dois.

O sábio Salomão escreveu, em Eclesiastes 3:14: “Sei que tudo quanto Deus faz [os Dez Mandamentos, inclusive] durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar.” João vai na mesma direção ao chamar atenção para a seriedade do ato de adulterar a Bíblia (Apocalipse 22:18). E o Dr. Lucas registrou em Atos 5:29: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.”

No mais, quero parabenizá-los pelas matérias relevantes que têm publicado e pela qualidade gráfica da revista.

Michelson Borges
Jornalista e editor do blog www.criacionismo.com.br

Fonte: Criacionismo

Terremoto de 6,3 graus atinge o leste de Papua Nova Guiné


Um terremoto de 6,3 graus de magnitude sábado a costa leste de Papua Nova Guiné. Não há informações sobre vítimas ou danos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial informou que o epicentro foi detectado a 66 quilômetros de profundidade, a 28 quilômetros ao leste da localidade de Lae e a 303 ao norte de Port Moresby, capital do país.

Papua-Nova Guiné ocupa a parte oriental da ilha de Papua, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, e se assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de sete mil tremores ao ano, a maioria moderados.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto superior a nove graus de magnitude sacudiu a costa ocidental da ilha indonésia de Sumatra e gerou um tsunami.

Fonte: Diário da Profecia

Lição da Escola Sabatina - Dom 18/04/2010


Águas do batismo

1. A que tipos diferentes de água Jesus Se referiu no encontro com a mulher samaritana? Jo 4:1-26. Que mensagem existe nessa história para nós hoje?

Jesus encontrou uma mulher em Samaria que fora tirar água no poço de Jacó. Ele lhe pediu um pouco de água. Na conversa que se seguiu, Ele disse que poderia lhe dar a água que tiraria sua sede para sempre e Se referiu a Si mesmo como a “Água Viva”. Esse conceito inclui Sua capacidade de satisfazer às necessidades de paz, alegria, libertação da culpa, perdão e senso de unidade com Deus. Os cristãos encontram essa solução em Jesus Cristo.

É maravilhoso que Ele tenha oferecido a todos nós a oportunidade de ir e nos unir a Ele em serviço. Seu oferecimento é válido ainda hoje, pois Ele nunca muda. Muitos tiveram suas inquietudes, inseguranças e senso de futilidade transformados ao participarem de Sua compaixão, amor e aceitação.

Deus prometeu abundância da água espiritual, se a buscarmos. Em Apocalipse 22:17, Ele nos convida a todos a beber de graça da água da vida. Podemos experimentar a plenitude do Espírito Santo em nossa vida quando estamos perto de Jesus Cristo, o manancial da vida. Em Seu amor, Ele convida a todos a beber gratuitamente da água da vida (Jo 4:13, 14). Seu convite para receber para sempre essa água viva é estendido a todos nós.

Assim como Deus forneceu água da pedra aos filhos de Israel, também Jesus fornece a nós hoje essa água da vida (1Co 10:1-4).

Não importa quem somos, não importa qual tenha sido nosso passado, não importa quais tenham sido nossos erros e até mesmo não importa qual seja nossa situação presente, a oferta dessa água viva é para nós. Somos convidados a beber dela livremente. Ela é oferecida a nós pela graça de Cristo.

Sem dúvida, Jesus oferece essa água viva a todos nós. Qual tem sido sua experiência com essa água? Como você conheceu por si mesmo os benefícios e promessas que se encontram nela? Você está tomando livremente dessa água, ou está se mantendo um pouco atrás? Se for o último caso, pergunte a si mesmo por quê. Por “ganhos” imediatos? Comparando com a promessa oferecida por Jesus, qual é a vantagem?
Segunda

Ano Bíblico: 1Rs 20, 21

As águas do batismo

Leia Atos 8:35-39. Nesta passagem, Filipe pregou as Escrituras ao eunuco, contando-lhe as boas-novas de Jesus. O eunuco aceitou Jesus Cristo como Filho de Deus. Quando eles viram água, ele perguntou a Filipe: “Que impede que seja eu batizado?” Então, ele foi batizado por Filipe, e saiu com alegria.

Não existe milagre na água em si; ela é símbolo de purificação. É o dom do Espírito que transforma a vida. O batismo é uma proclamação exterior da aceitação de Jesus. Leia João 3:5-8. Jesus disse a Nicodemos que “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

2. Que acontece simbolicamente quando alguém é batizado por imersão? Rm 6:1-6

A conversão genuína, simbolizada pelo batismo por imersão, significa a purificação da vida da pessoa. O Novo Testamento menciona muitas vezes o batismo por imersão, enfatizando a importância dessa cerimônia em nossa experiência cristã.

“Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo” (At 2:38, NVI).

Quando somos salvos, somos batizados espiritualmente em Cristo (Gl 3:26, 27) e recebidos em Seu corpo, a igreja (1Co 12:13). No simbolismo bíblico, o batismo pela água representa a purificação interior (Ef 5:25, 26), o renascimento espiritual (Jo 3:5), ambos temas centrais da salvação.

Muitos consideram o batismo como algo certo, mas, para muitos no mundo, o ato exige imensa coragem. Em alguns países, o batismo pode levar ao isolamento do cônjuge, da família e da comunidade, ao encarceramento ou até a morte.

Entre as últimas palavras registradas de Jesus na Terra estão estas: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc 16:16). Pense nisso um momento: o último chamado de Jesus é para crer nEle, o que inclui o chamado para ser batizado. Se Ele considera assim, não podemos negligenciar seu significado.

Leia novamente Romanos 6:1-6. Como você experimentou a realidade das palavras de Paulo? Como sua “novidade de vida” em Cristo o transformou? De que você foi poupado? Em que áreas você ainda precisa de maior mudança? Como você pode cooperar melhor com o Senhor, que Se oferece para lavar seus pecados?

sábado, 17 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Sab 17/04/2010


É surpreendente como nosso juízo pode nos enganar. A Terra está girando em seu eixo a aproximadamente 1.600 quilômetros por hora, enquanto traça sua órbita em torno do Sol a quase 30 quilômetros por segundo. Mas, apesar de todo esse movimento, ela nos parece perfeitamente imóvel. Enquanto isso, coisas como mesas, cadeiras, pedras e pessoas (matéria, basicamente) – por mais sólidas que pareçam ao nosso juízo – são principalmente espaço vazio. A qualquer momento, bilhões de partículas subatômicas do Sol estão atravessando nosso corpo, mas não sentimos nem vemos nenhuma delas. E, apesar de todas as aparências externas, o corpo humano é feito principalmente de água. Água? Sim, somos seres verdadeiramente aquáticos, no sentido de que nosso corpo é formado de cerca de 60 por cento de água. O cérebro, creia nisso ou não, é mais ou menos 85 por cento água. Até os ossos mais duros são cerca de 10 a 15 por cento de água.

Cheia de maravilha e mistério, a água é fundamental para toda vida física. Sem ela, não poderíamos existir. Nesta semana, vamos examinar tanto os aspectos espirituais como físicos desse líquido verdadeiramente essencial.

Prévia da semana: Deus é a fonte da água física e espiritual, essencial para toda vida.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O VULCÃO ACORDOU


Erupção gera caos aéreo na Europa
Nuvem de cinzas obrigou pelo menos 10 países a fechar seus aeroportos, problema que pode continuar no fim de semana

Em uma medida rara, pelo menos 10 países da Europa (entre eles, Grã-Bretanha, Irlanda, Noruega, Suécia e Bélgica) fecharam ontem seus espaços aéreos devido a uma nuvem de cinzas lançada na atmosfera pela erupção de um vulcão subterrâneo na Islândia. Cerca de 1 milhão de passageiros ficaram plantados em aeroportos, após 4 mil voos terem sido cancelados. E as previsões são desanimadoras: os transtornos podem durar semanas.

O vulcão sob o glaciar Eyjafjallajokull entrou em erupção na quarta-feira pela segunda vez em menos de um mês, provocando enchentes e soltando fumaça e vapor a quilômetros de altura. A nuvem, que pode prejudicar o funcionamento das turbinas de aviões (veja quadro), não podia ser vista a olho nu. Vários voos partidos dos EUA com direção ao aeroporto britânico de Heathrow, principal da Europa, tiveram de voltar aos aeroportos de origem quando o espaço aéreo foi fechado. Monarcas da Noruega e da Holanda que viajavam para as comemorações do 70º aniversário da rainha dinamarquesa Margrethe tiveram de suspender seus planos.

O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional (Nats, na sigla em inglês) anunciou que o espaço aéreo britânico permanecerá fechado pelo menos até as 13h de hoje (9h no horário de Brasília). A nuvem paira sobre o Oceano Atlântico nas proximidades das rotas da maioria dos voos da costa leste dos EUA para a Europa e estava se movendo para o continente europeu. Ironicamente, o aeroporto de Keflavik, na Islândia, foi um dos únicos a funcionar ontem na Europa Ocidental.

O problema pode estar só no início

Autoridades disseram que pode levar dias até que os céus se tornem seguros para viagens aéreas. O geofísico do Escritório de Meteorologia da Islândia Einar Kjartansson afirmou que o problema pode persistir por semanas, dependendo de como as cinzas serão levadas pelos ventos. A extensão da medida não é vista desde um alerta de terrorismo em 2006.

Em 1982, um Boeing da British Airways com 263 passageiros a bordo ficou com as quatro turbinas travadas durante vários minutos depois de atravessar uma nuvem de cinzas na Indonésia. Ao perder altitude e sair da nuvem, o material derretido se condensou e se soltou, e os motores voltaram a funcionar.

Fonte: Zero Hora

Lição da Escola Sabatina - Sex 16/04/2010


Leia Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 59-72: “O Toque de Fé”.

O único modo de crescer na graça é fazer desinteressadamente a obra que Cristo nos ordenou fazer – empenhar-nos, na medida de nossa capacidade, em ajudar e abençoar os que carecem do auxílio que lhes podemos dar. A força se desenvolve pelo exercício; a atividade é a própria condição de vida. Os que procuram manter a vida cristã aceitando passivamente as bênçãos que lhes são oferecidas pelos meios da graça nada fazendo por Cristo, estão simplesmente procurando comer para viver, sem trabalhar. No mundo espiritual, assim como no mundo natural, isso resulta sempre em degeneração e ruína. O homem que se recusasse a servir-se de seus membros, em breve perderia a faculdade de usá-los. Assim o cristão que não exercita as faculdades que Deus lhe deu, não só deixa de crescer em Cristo, como também perde a força que já possuía” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 80, 81).

Perguntas para reflexão

1. Que outros paralelos você encontra entre exercitar a fé e exercitar o corpo? Onde esses paralelos se interrompem?

2. Alguém que dirigia um carro viu uma mulher fazendo corrida. Ele abriu a janela e gritou: “Você vai morrer, de qualquer jeito!” Embora fosse rude, o homem tinha razão. Tão importante quanto seja o exercício físico, e não importa quão fisicamente aptos nós sejamos, devemos sempre nos lembrar de que, no fim, somos mortais e – a menos que aconteça de estarmos vivos quando Jesus voltar – todos nós iremos morrer. O melhor programa de exercícios do mundo não nos salva da morte. O viver saudável e os exercícios não nos levam à vida eterna. Só a fé em Jesus faz isso. Por que é importante ter sempre em mente essa distinção?

3. Se possível, leve para a classe algumas das descobertas científicas mais recentes que confirmam os benefícios do exercício. O que os estudos ensinam, e como podemos ajudar a igreja como um todo a entender melhor os benefícios do exercício? Como, também, você pode incentivar os membros da igreja a começar a se exercitar mais?

4. Sem ser crítico de ninguém, faça uma revisão mental em sua igreja. As pessoas parecem estar indo bem nos exercícios, ou parecem precisar de fazer mais? O que você pode fazer para ajudar?

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Saga Crepúsculo entra para lista de livros proibidos


A saga Crepúsculo acaba de entrar em um novo ranking que não é o dos mais vendidos. Agora, o best-seller da escritora [mórmon] Stephanie Meyer faz parte de uma espécie de "lista de livros proibidos" divulgada nesta quarta-feira pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA, na sigla em inglês). O motivo? Histórias sobrenaturais e de conteúdo sexual - alega a entidade. Crepúsculo ficou em 5º lugar na lista de "livros desafiadores" deste ano. De acordo com a ALA, o critério para inclusão no ranking é que a obra tenha sido alvo de reclamações formais e escritas de alguma biblioteca ou escola pedindo que o material fosse removido por causa de conteúdo ou "decência".

"Histórias de vampiros têm sido alvo por anos e os livros de Crepúsculo são tão populares que muitas das preocupações que as pessoas já tiveram sobre vampiros se voltam para os livros", disse a diretora da associação Office for Intellectual Freedom, Barbara Jones, segundo informações da agência Associated Press.

Ao entrar para o ranking, Crepúsculo se equipara a clássicos como O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Sallinger. Apesar de escrito em 1951, o livro ainda consta na lista, devido sobretudo a linguagem e ao tal conteúdo sexual.

Um título, no entanto, fez falta no "Índex americano". Harry Potter, que por anos tem sido criticado por trazer histórias de bruxaria, não aparece mais entre os dez livros mais "desafiadores". Mais uma evidência de que o posto de autora teen da vez já não é mais de J.K. Rowling.

(Veja)

Nota: Se esses livros (de Rowling e Meyer) têm sido considerados nocivos por associações preocupadas com a linguagem e o conteúdo das obras, como deveriam ser considerados por cristãos preocupados com a vida eterna e que sabem que seu tempo é precioso para ser desperdiçado com conteúdos duvidosos e fúteis?[MB]

Fonte: Criacionista

Subiu para 617 o número de mortos pelo forte terremoto que atingiu a Província isolada de Qinghai (noroeste da China)


Subiu para 617 o número de mortos pelo forte terremoto que atingiu a Província isolada de Qinghai (noroeste da China), próxima ao Tibete, na quarta-feira (14). Os feridos se aproximam dos 10 mil, com 970 casos graves e 313 desaparecidos, segundo os últimos números divulgados pela agência estatal chinesa. Durante a noite de quarta, a rede de televisão do governo anunciou que cerca de mil pessoas haviam sido resgatadas vivas dos escombros, segundo a rede CNN.

- Muita gente segue debaixo dos escombros das casas derrubadas no povoado Gyegu - explicou Huang Limin, subsecretário-geral do Governo provincial, à agência Efe.

Quase 2 mil soldados, policiais e bombeiros trabalham nos escombros em busca de vítimas em Gyegu, enfrentando o tempo frio e a falta de oxigênio causada pela altitude da região. Muitas casas foram destruídas e as estradas, obstruídas por deslizamentos, com as redes de telecomunicação entrando em colapso nesta região do Himalaia. A CNN informou que as vítimas resgatadas foram levadas a diversos locais com menor probabilidade de ocorrer novos tremores.

A agência de notícias Xinhua disse que o governo chinês liberou uma ajuda de emergência de R$ 51,2 milhões (200 milhões de yuanes). O dinheiro permitirá financiar, entre outras providências, a retirada dos habitantes e seu alojamento, assim como cuidados médicos e a prevenção de doenças.

O tremor ocorre quase dois anos depois do violento terremoto que, em maio de 2008, arrasou a província de Sichuan, também próxima ao Tibete, deixando 87 mil mortos e desaparecidos.

O terremoto desta quarta-feira ocorreu às 07h49 locais (20h49 de terça-feira em Brasília) e teve uma magnitude de 6,9 graus, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), e de 7,1, de acordo com autoridades chinesas.

O sismo foi seguido por três tremores secundários, de até 5,8 graus, informou o instituto americano.

Para medir um terremoto, o USGS utiliza a "magnitude de momento" (Mw). Para se ter uma ideia da força do terremoto, nesta escala aberta, um sismo que atinge uma magnitude de pelo menos 6 é considerado forte.

Na cidade de Gyegu, próxima ao epicentro, mais de 85% das construções desabaram, segundo um funcionário do governo local.

- Uma escola caiu e muitos estudantes ficaram soterrados - acrescentou o funcionário.

Karsum Nyima, um dos funcionários da rede de televisão local, descreveu o cenário da tragédia.

- Há feridos por todos os lugares nas ruas, muita gente sangra na cabeça. Quase todas as casas são de madeira e barro. Algumas caíram.

Policiais trabalham na remoção de escombros

A rede de televisão oficial CCTV exibiu imagens de soldados da Polícia Armada trabalhando na remoção dos escombros no local de uma casa em ruínas, à procura de sobreviventes.

Um dirigente local, Huang Limin, citado pela Nova China, afirmou que as buscas foram reforçadas.

- Foram enviados soldados para socorrer as pessoas soterradas.

Shi Huajie, chefe da Polícia Armada encarregado das operações de socorro, disse que as condições de trabalho não são as ideais.

- Devemos usar principalmente nossas mãos para remover os escombros porque não temos máquinas escavadoras. Não temos mais equipamentos médicos.

As autoridades da província enviaram 5.000 barracas e milhares de roupas, indicou o ministério de Assuntos Civis em um comunicado.

O local se encontra em uma zona onde são registrados muitos terremotos, habitada por camponeses e nômades de etnias mongol e tibetana. Possui importantes reservas de carvão, chumbo e cobre.

Líderes comentam o terremoto chinês

O presidente Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao ordenaram que as autoridades locais façam tudo para ajudar a população.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aprovou os esforços das autoridades chinesas "para lidar com a situação", e as Nações Unidas se mostram dispostas a disponibilizar ajuda caso a China solicite.

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, expressou seus pêsames, também oferecendo a ajuda dos Estados Unidos às vítimas do terremoto.

O líder espiritual dos tibetanos no exílio, o Dalai Lama, também se declarou comovido nesta quarta-feira com a situação. Ele comentou o assunto em Dharamshala, norte da Índia, onde vive atualmente.

- Rezamos por aqueles que perderam a vida nesta tragédia, pelas famílias e por todas as pessoas afetadas.

Fonte: R7

Lição da Escola Sabatina - Qui 15/04/2010


Benefícios do exercício físico – II

Sem dúvida, assim como a fé precisa ser exercitada, nosso corpo também precisa. Antes de começar um programa de exercício, porém, precisamos estar certos de que nossa saúde permitirá fazermos um exercício regular. Se houver alguma restrição de saúde ou inaptidão, é sábio ser orientado por um médico sobre a intensidade apropriada de exercício a ser tentado.

Três pontos precisam ser guardados em mente com qualquer programa de exercício: frequência, intensidade e duração.

1) Frequência. Atualmente, as recomendações para saúde e aptidão favoráveis sugerem que devemos nos exercitar pelo menos seis vezes por semana.

2) Intensidade. A intensidade apropriada de exercício variará de acordo com a idade e condição médica. Com o passar do tempo, se for persistente, você poderá se exercitar cada vez mais. É bom fazer com que o coração trabalhe mais rápido e chegar à transpiração. Você precisa regular seu esforço conforme suas condições. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

3) Duração. Estima-se que 45 a 90 minutos de exercício por dia são o ideal. Seria benéfico exercitar-se pelo menos por 30 minutos, seis dias por semana. O tempo dos exercícios pode ser dividido em porções. Por exemplo, 10 minutos cada manhã, ao meio-dia e à noite. Deve ser organizado para se adaptar ao seu programa. A caminhada é uma forma excelente e sustentável de exercício.

Existem muitos benefícios comprovados dos exercícios. O exercício regular ajuda no controle do peso. É benéfico para ajudar a reduzir a pressão alta e um suplemento importante para qualquer terapia médica da pressão alta (sob supervisão e direção médicas). Quando o exercício é executado regularmente, existe uma diminuição na incidência da diabetes Tipo 2. Benefícios adicionais para a saúde do coração incluem o fato de que o exercício regular melhora a protetora lipoproteína saudável do colesterol de alta densidade (HDL).

O exercício regular dá uma crescente sensação de bem-estar. Isso acontece em parte por causa de substâncias químicas chamadas de endorfinas, que o corpo produz durante o exercício. O exercício tem sido associado com o retardamento do início do mal de Alzheimer, e geralmente melhora o desempenho mental. Pessoas que se exercitam regularmente têm menos depressão. O exercício tem um papel na prevenção do câncer de mama e de cólon. Os benefícios são muitos e variados.

Leia o Salmo 139:13-15. Pense em quão incrivelmente somos feitos e que milagre da criação é nossa mera existência. Portanto, por que é tão importante cuidarmos de nosso corpo? Que programa de exercício você pratica, e como, se necessário, você pode melhorar o que está fazendo?

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fé e Obras


Eu não faço mal a ninguém a não ser a mim mesmo....

Assim sucede em maior ou menor grau com cada um que se entrega à prática do mal: a influência do erro praticado não se confina ao que o pratica. Ninguém vive para si. Ninguém perece sozinho em sua iniqüidade. Cada vida é uma luz que ilumina e alegra o caminho de outros, ou uma negra e desoladora influência que tende para o desespero e a ruína.

Nós conduzimos outros ou para cima, para felicidade e vida imortal, ou para baixo, para a tristeza e morte eterna. E se por nossas obras fortalecemos ou pomos em atividade as faculdades más dos que estão ao nosso redor, compartilhamos de seu pecado. (Profetas e Reis Pag.44 O reino é rasgado)


Romanos 3:28 A fé – Evidencia que diante de Deus nossas obras não valem para a salvação e não são necessárias para mostrar que a fé é verdadeira.

Tiago 2:24 As obras – Evidencia diante dos homens que nossas obras mostram que minha fé é verdadeira, pois somos como espelhos para os outros.

Se eu não realizo as obras de meu Pai, não creiam em mim. Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim e eu no Pai. (Jo 10:37-38)

Autógrafos do ex-Beatle Ringo Starr sobem de preço

Um ano e meio depois de decidir parar de dar autógrafos, a assinatura de Ringo Starr ficou mais cara do que na época em que o lendário baterista aceitava estampá-la em pedaços de papel e discos dos Beatles que seus admiradores lhe passavam onde quer que estivesse. E foi justamente a venda de seus autógrafos o que levou o ex-Beatle a deixar de dá-los.

Em outubro de 2008, Ringo Starr anunciou em um vídeo que havia se cansado de dar autógrafos e avisou a seus fãs que não lhe pedissem mais, pois nunca mais os daria. O ex-Beatle contou à BBC que o que o motivou a tomar essa decisão havia sido o fato de que seus admiradores "estavam ganhando dinheiro" às custas de seu nome.

"Eu dava um autógrafo num dia e no outro já estava no eBay. Então decidi que já havia dividido dinheiro suficiente. Já basta", revelou Starr durante uma entrevista à rádio BBC, acrescentando ter ficado surpreso ao dar-se conta de que a notícia do fim de seus autógrafos havia corrido o mundo. - Honestamente, nunca imaginei que seria uma notícia mundial, que iam publicar na BBC e na CNN.

Autógrafos ou qualquer objeto pertencentes aos Beatles são vendidos a preços altíssimos . Um cartão de visita com as rubricas dos quatro integrantes da banda foi leiloado pela Christie‘s no ano passado por 4 mil euros, ainda que o preço dos autógrafos do baterista varie ostensivamente, dependendo de terem sido feitos durante sua época de Beatle ou depois. Os mais antigos giram em torno dos 500 euros, enquanto os mais novos podem custar entre 90 e 150 euros. No entanto, desde que deixou de produzi-los, seus autógrafos tiveram um aumento de preço de cerca de 30%.

Nota: Qual será a motivação de pagar 1.200,00 por um autógrafo de um ex-beatle... Quais são os valores aqui evidenciados ? Não há nenhum problema em admirar uma pessoa pelo seu talento, pela sua obra, mas devemos estar atentos para os exageros, devemos estipular limites para que a admiração não se transforme em idolatria.

1Co 6.12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter deixa centenas de mortos na China


Pelo menos 400 pessoas morreram e oito mil ficaram feridas em decorrência do terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter que atingiu nesta quarta-feira (14) a província ocidental chinesa de Qinghai (noroeste do país), informou a agência estatal de notícias Xinhua.

O abalo aconteceu às 7h49 no horário local (20h49 de terça-feira em Brasília).De acordo com a Agência Sismológica Chinesa, outras pessoas podem estar presas sob os escombros. A entidade informa que o epicentro do tremor aconteceu no distrito de Yushu, na Província autônoma tibetana de mesmo nome.

Cerca de 700 soldados participam das buscas por pessoas soterradas e mais mil serão enviados ao local para ajudar nas buscas, afirmou um porta-voz da secretaria de emergência da província de Qinghai. Segundo o porta-voz, as autoridades ainda avaliam o tamanho real da tragédia e temem que o número de vítimas possa ser muito maior em virtude do horário dos abalos. "Era muito cedo e as pessoas ainda estavam em suas casas", disse ele.

“Muitos estudantes ficaram presos sob os escombros de uma escola vocacional derrubada", disse à Xinhua o assessor da Prefeitura Tibetana Autônoma de Yushu. "Há feridos por toda a parte. Faltam barracas, equipamentos médicos, remédios e médicos", afirmou.

"Nossa unidade resgatou mais de 900 pessoas dos escombros", informou Yan Junfu, um oficial do exército em Yushu. De acordo com ele, o primeiro grupo de resgate enviado pelo governo da província de Qinghai conta com o apoio de 25 médicos e 65 bombeiros.

A agência estatal de notícias Xinhua informa que os condados de Yushu e Jiegu foram os mais atingidos pelos tremores desta manhã. Moradores locais contam que viram diversas casas e templos desabando. A agência diz que 85% das residências de Jiegu desabaram, obrigando o governo central do país a deslocar equipes de resgate de várias partes para atender as vítimas.

Os relatos da Agência Sismológica Chinesa afirmam que o sistema de telecomunicações da província entraram em colapso e as estradas que fazem a ligação com o aeroporto local foram gravemente prejudicadas.

Localização

A província de Qinghai faz fronteira com o Tibete e é habitada principalmente por tibetanos, mongóis, hui (muçulmanos) e chineses da etnia majoritária han, e foi uma das zonas afetadas pelo terremoto de maio de 2008 que sacudiu o norte da vizinha província de Sichuan, deixando cerca de 90 mil mortos e desaparecidos. Na ocasião, cinco milhões de pessoas perderam suas casas no tremor.

O oeste da China, com grandes cadeias montanhosas como o Himalaia, é zona de frequente de terremotos, embora muitos deles aconteçam em áreas pouco povoadas ou desabitadas.

O principal tremor desta quarta foi sucedido por vários outros abalos: um de 5,3 e 5,1 graus da escala internacional de Richter.

Fonte - Diário da Profecia

terça-feira, 13 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Qua 14/04/2010


Benefícios do exercício físico – I

Até agora, nesta semana, estudamos o que significa exercitar a fé. Vimos algumas imagens bíblicas de atletas e corridas que Paulo usava para falar sobre a caminhada da fé. Ao mesmo tempo, fomos também informados de que nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1Co 6:19, 20).

5. Como a questão do exercício físico pode ser relacionada com o princípio estabelecido por Paulo em 1 Coríntios 6:19, 20?

Nosso corpo é dom de Deus. Ele não deve ser abusado. A ciência nos mostrou, repetidas vezes, que quase cada aspecto de nosso ser físico é beneficiado pelo exercício. Evidentemente, nem todos fomos chamados para correr uma milha em quatro minutos. Mas, em quase todos os casos, podemos nos exercitar suficientemente a fim de nos beneficiar muito, não só fisicamente, mas também mental e espiritualmente.

Como cristãos, não cremos na ideia grega de uma alma imortal separada do corpo. Não cremos na ideia pagã de que o corpo é mau de alguma forma. A mente e o corpo são ambos dons de Deus e estão muito relacionados. Como nos sentimos fisicamente afeta nossa condição mental, e isso afeta também nossa condição espiritual. Tudo está relacionado, e não podemos negligenciar qualquer aspecto de nossa condição sem afetar também outros aspectos.

“As exigências de Deus devem impressionar a consciência. Homens e mulheres precisam ser despertados para o dever do império de si mesmos, para a necessidade da pureza, a liberdade de todo aviltante apetite e todo hábito contaminador. Precisam ser impressionados com o fato de que todas as suas faculdades de mente e corpo são dons de Deus, e destinam-se a ser preservadas nas melhores condições possíveis, para Seu serviço” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 130).

Aqueles que se exercitam podem atestar os maravilhosos benefícios que provêm dessa prática. E as boas-novas são que você não precisa de quantidades excessivas de exercício.

Embora muitos de nós sejamos pessoas ocupadas, Deus nos ordena cuidar de nós mesmos, e o exercício é uma forma importante do que podemos fazer. E você? Quanto tempo você passa para se exercitar? Que desculpas você usa para deixar de fazer isso?

Dia Internacional do Beijo


No Dia Internacional do Beijo aproveite para beijar muito

POR GABRIELA GERMANO


Rio - Beijar é tão bom que Claudia Leitte conseguiu feito inédito em seu show. Fez mais de 8.300 casais se beijaram ao cantar ‘Beijar na Boca’ e entrou para o Guinness, o livro dos recordes, por ter promovido o maior beijo simultâneo do mundo. “Não tem nada melhor que beijar. É uma das maiores provas de amor, de carinho e de cumplicidade entre duas pessoas que se amam, sejam namorados, casados, ficantes ou até irmãos”, diz a cantora, surpresa com a notícia que acabou de receber em Minas Gerais, onde atingiu o feito.

Fonte: O Dia


Nota:
A expressão física de afeto, carinho e amor é uma forma de comunicação, mas não é a única. A propósito, esta é uma das formas mais arriscadas de comunicação. Poderosa, sim, mas muito perigosa....
Existem outras formas de comunicação, além do contato físico. Muitos pensam que por estarem namorando têm o direito de estarem fisicamente próximos o tempo todo. Quando a preocupação no namoro está excessivamente voltada para o aspecto dos contatos físicos, normalmente a amizade sofre e não cresce.
A verdadeira amizade, seja no namoro, noivado ou até no casamento, é a que se desenvolve em vários aspectos. No aspecto social, espiritual, emocional, e não apenas físico. Um namoro sadio e realmente maduro se desenvolve nesses aspectos.

Fonte: José Carlos Ebling, Namoro no Escuro, pp. 47,48

Beijar sem dúvida é uma das demonstrações de amor de um relacionamento, mas não é nem de longe "uma das maiores". Aguentar dias de mau humor com paciência e carinho, ter tolerância e saber ouvir mesmo quando ele(a) não concorda com você em algum assunto, privar-se para satisfaze-lo(a), calar-se quando você não tem nada de bom para falar, elogiar as qualidades, não magoar, ser companheiro na hora da doença, e em outros momentos ruins, apoioar suas decisões, dividir o espaço sem romper seus limites, não competir, aceitar seus limites,etc, etc...

Jesus nos ensina muito bem isso...

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1Co 13:4-7

Vaticano faz as pazes com os Beatles nos 40 anos do fim do grupo


Nesta foto de 1966, os Beatles pedem desculpas pela afirmação de Lennon de que a banda seria 'mais famosa que Jesus Cristo'. (Foto: AP)

O Vaticano finalmente fez as pazes com os Beatles, dizendo que problemas como o uso de drogas, seu estilo de vida “dissoluto” e que até a afirmação de Lennon de que a banda seria mais famosa que Jesus Cristo ficaram no passado.

O jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano” fez um tributo aos Fab Four na sua edição deste fim de semana, publicando dois artigos e um cartum na primeira página reproduzindo a faixa de pedestres imortalizada pelo grupo na capa do disco “Abbey Road”. O tributo marcou os 40 anos do fim da banda.

“É verdade, eles usaram drogas; levados pelo sucesso, tiveram vidas dissolutas”, diz um artigo do jornal. “Até mesmo chegaram a dizer que eram maiores que Jesus”, recorda o texto, lembrando da declaração de John Lennon em 1966 que enfureceu os católicos de todo o mundo.

“Mas, ao ouvir as suas músicas, tudo isso parece distante e sem sentido”, completa o jornal. “Suas belas melodias, que mudaram a música pop para sempre e seguem nos despertando diferentes emoções, seguem intactas, como pequenas pedras preciosas”.

Não é a primeira vez que o Vaticano elogia o quarteto de Liverpool. Em 2008, a imprensa oficial do país celebrou o legado dos Beatles durante o anversário de 40 anos do “Álbum branco”. E em março o “L’Osservatore Romano” incluiu “Revolver”, de 1966, em uma lista de 10 melhores discos de todos os tempos.

Agora o jornal afirma que as músicas dos Beatles sobreviveram ao teste do tempo, e que a banda permanece “o fenômeno mais duradouro, consistente e representativo da história da música pop”.

Giovanni Maria Vian, editor chefe do “L’Osservatore”, disse nesta segunda-feira (12) que ama os Beatles. Ele afirmou que na época da declaração de Lennon, o jornal “comentou que na verdade não era um escândalo, porque o fascínio por Jesus é tão grande que atraiu aqueles novos heróis da época”.

Fonte: Folha

Nota : É verdade que eles tomaram drogas, viveram uma vida de excessos por causa do seu sucesso, e até disseram que eram mais famosos do que Jesus. No entanto, ao ouvir suas canções, tudo isso parece distante e insignificante.Eles podem não ser o melhor exemplo da juventude da época, mas não eram, de maneira nenhuma, o pior. Suas belas melodias mudaram a música e continuam a dar prazer.

Não é o "ouvir suas canções" que tornará as ações dos beatles distante, e sim o precioso sangue de Jesus vertido na cruz. Este sim tem poder para perdoar nossas transgressões. A Bíblia nos ensina que toda ação gera uma reação, uma boa ação gera uma reação positiva, mas uma má ação gerará o que? O verdadeiro prazer está na palavra de Deus.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína. (SALMOS 1:1-6)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Ter 13/04/2010


Crendo no invisível

Abatido, o jovem oficial chutou uma pequena pedra na areia do deserto seco. A mãe dele deveria passar por uma cirurgia de câncer de mama. As exigências do horário operacional do exército não lhe permitiam voltar para estar a seu lado. Com um traço de raiva e rebelião, ele se perguntava: “Por quê? Por quê? Por quê?” Ele havia orado pedindo fé e, nesses momentos, quando as coisas não iam como ele queria, quando suas orações não eram respondidas como esperava, ele achava que sua fé estava enfraquecendo. A escuridão da dúvida se insinuava em seu coração e, por alguns momentos, ele se perguntou se Deus existia mesmo. Então, quando o sol raiou, e a beleza do amanhecer encheu o céu, sua mente pensou em alguns versos da Bíblia, uma história que ele conhecia desde a infância e, ao se demorar naquela história, sua fé voltou. Por mais difícil que fosse para ele entender as coisas, por mais difícil que fosse para ele ver as razões do que acontecia, ele avançou, confiante e amando seu Senhor Jesus.

4. Leia João 20:24-29. Que significa crer no invisível? Com que frequência você precisa crer sem ver? Isso significa acreditar em qualquer coisa? Qual é a diferença?

Depois que Jesus revelou paciente e ternamente Suas feridas a Tomé, este reconheceu: “Senhor meu e Deus meu!” (v. 28). O texto que veio à mente do jovem militar foi: “Bem-aventurados os que não viram e creram (v. 29).” Essa foi realmente a chave – crer sem ver; tomar Deus pela palavra sem insistir em ter uma “prova”. Afinal, para alguns, nem toda “prova” do mundo os convencerá a crer. Viver pela fé, então, é continuar naquilo que já sabemos sobre o amor de Deus; significa confiar em Deus a partir do que já experimentamos; significa tomá-Lo pela palavra porque Ele nos mostrou Sua bondade e amor – não importando quão difíceis sejam nossas circunstâncias e não importando quanto deixamos de ver ou entender.

Lição da Escola Sabatina - Ter 13/04/2010


Crendo no invisível

Abatido, o jovem oficial chutou uma pequena pedra na areia do deserto seco. A mãe dele deveria passar por uma cirurgia de câncer de mama. As exigências do horário operacional do exército não lhe permitiam voltar para estar a seu lado. Com um traço de raiva e rebelião, ele se perguntava: “Por quê? Por quê? Por quê?” Ele havia orado pedindo fé e, nesses momentos, quando as coisas não iam como ele queria, quando suas orações não eram respondidas como esperava, ele achava que sua fé estava enfraquecendo. A escuridão da dúvida se insinuava em seu coração e, por alguns momentos, ele se perguntou se Deus existia mesmo. Então, quando o sol raiou, e a beleza do amanhecer encheu o céu, sua mente pensou em alguns versos da Bíblia, uma história que ele conhecia desde a infância e, ao se demorar naquela história, sua fé voltou. Por mais difícil que fosse para ele entender as coisas, por mais difícil que fosse para ele ver as razões do que acontecia, ele avançou, confiante e amando seu Senhor Jesus.

4. Leia João 20:24-29. Que significa crer no invisível? Com que frequência você precisa crer sem ver? Isso significa acreditar em qualquer coisa? Qual é a diferença?

Depois que Jesus revelou paciente e ternamente Suas feridas a Tomé, este reconheceu: “Senhor meu e Deus meu!” (v. 28). O texto que veio à mente do jovem militar foi: “Bem-aventurados os que não viram e creram (v. 29).” Essa foi realmente a chave – crer sem ver; tomar Deus pela palavra sem insistir em ter uma “prova”. Afinal, para alguns, nem toda “prova” do mundo os convencerá a crer. Viver pela fé, então, é continuar naquilo que já sabemos sobre o amor de Deus; significa confiar em Deus a partir do que já experimentamos; significa tomá-Lo pela palavra porque Ele nos mostrou Sua bondade e amor – não importando quão difíceis sejam nossas circunstâncias e não importando quanto deixamos de ver ou entender.

Fast food controla a sua mente



É oficial. Aquele balde de sorvete realmente pode controlar seu cérebro e dizer "me coma". Um estudo americano pelo Centro Médico UT do Sudoeste em Dallas descobriu que a gordura de alguns alimentos tais como sorvete e hamburgueres vai direto para o cérebro. Uma vez lá, as moléculas de gordura acionam o cérebro para enviar mensagens para as células do corpo, alertando-as para ignorar os sinais que suprimem o apetite da leptina e insulina, hormônios envolvidos na regulação do peso - o que pode durar até três dias! "Normalmente, nosso corpo é preparado para dizer quando nós comemos o suficiente, mas isso nem sempre acontece quando estamos comendo algo saboroso", afirmou em um comunicado a pesquisadora Deborah Clegg.

"O que nós mostramos nesse estudo é que toda a química do cérebro de uma pessoa pode mudar em um período muito curto de tempo. Nossos resultados sugerem que quando você come algo com elevado teor de gordura, seu cérebro leva uma 'pancada' de ácidos graxos, e você se torna resistente à insulina e leptina. E já que você não recebe a ordem para parar de comer, você acaba comendo demais."

Os pesquisadores também descobriram que um tipo específico de gordura - o ácido palmítico, que é encontrada na carne, manteiga, queijo e leite - é particularmente eficaz em instigar esse mecanismo.

O estudo foi realizado em ratos e camundongos, mas os cientistas dizem que seu estudo, publicado no Jornal de Investigação Clínica, reforçou recomendações comuns de dietas para limitar o consumo de gordura saturada pois elas "fazem com que você comer mais".

O estudo foi conduzido expondo ratos e camundongos a gordura de diversas formas - através da injeção de vários tipos de gordura diretamente no cérebro, através da infusão de gordura na artéria carótida ou alimentar os animais através de um tubo no estômago três vezes por dia.

Os animais receberam a mesma quantidade de calorias e gorduras e somente o tipo de gordura foi variada. Os tipos incluíram ácido palmítico, ácidos graxos monoinsaturados e insaturados, o ácido oléico que é encontrado em óleos de oliva e uva. "Este tipo de ação foi muito específica para o ácido palmítico, que é muito rica em alimentos que são ricos em gordura saturada", disse Clegg.

(Saúde e Família)

Fast-food pode aumentar risco de mal de Alzheimer

O consumo de alimentos do tipo fast-food pode elevar o risco do desenvolvimento do mal de Alzheimer, sugere um estudo sueco. Ratos de laboratório receberam uma dieta rica em gordura, açúcar e colesterol - representando o valor nutricional de lanches do tipo "fast food" - durante nove meses e desenvolveram alterações no cérebro associadas aos estágios preliminares da doença. "Ao examinar os cérebros destes ratos, nós descobrimos uma mudança química que não é diferente da encontrada no cérebro com Alzheimer", disse Susanne Akterin, do Centro de Pesquisa do Mal de Alzheimer do Instituto Karolinska, em Estocolmo.

Os testes mostraram que os alimentos alteraram a formação de uma proteína chamada Tau, que forma nódulos no cérebro de pacientes com Alzheimer, que impedem o funcionamento normal das células, fazendo com que elas morram.

Akterin e sua equipe notaram ainda que o colesterol em alimentos reduziu os níveis de outra substância no cérebro, Arc, que é uma proteína ligada ao armazenamento de memórias.

"Nós suspeitamos que um alto consumo de gordura e colesterol, em combinação com fatores genéticos (...) podem afetar de maneira adversa várias substâncias no cérebro, que podem ser um fator que contribui para o desenvolvimento de Alzheimer", afirmou Akterin.

A pesquisadora disse que "os resultados dão alguma indicação de como o mal de Alzheimer pode ser prevenido, mas são necessárias mais pesquisas neste campo antes que se possa fazer um aconselhamento apropriado ao público".

Saúde e Família

John Lennon (09.10.40 / 08.12.80)
08/12/2009 às 10:00 por ricardo Categoria: MÚSICA E VÍDEO

John Winston Ono Lennon, MBE (batizado John Winston Lennon; Liverpool, 9 de Outubro de 1940 — Nova Iorque, 8 de Dezembro de 1980), foi um músico, compositor, escritor e ativista em favor da paz britânico. É considerado um dos maiores ícones do século XX.

John Lennon ganhou notoriedade mundial como um dos integrantes do grupo de rock britânico The Beatles. Na época da existência dos Beatles, John Lennon formou com Paul McCartney o que seria uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney. Em 1968, John Lennon apaixonou-se pela artista plástica Yoko Ono e depois disto ela se tornou a pessoa mais importante na vida e carreira do músico inglês. Em 1970, os Beatles chegaram ao fim e a partir de então John dedicou-se a carreira solo.

Afastado da música desde 1975, por se dedicar mais a família desde o nascimento de seu filho com Yoko Ono, Sean Lennon, John voltou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum. Era como um recomeço. Porém em 8 de dezembro do mesmo ano, John foi assassinado em Nova York por Mark David Chapman quando retornava do estúdio de gravação junto com a mulher.

Dentre as composições de destaque de John Lennon estão “Help!”, “Strawberry Fields Forever” e “All You Need Is Love” enquanto fazia parte dos Beatles e “Imagine”, “instant Karma!”, “Happy Xmas (War Is Over)”, “Woman”, “(Just Like) Starting Over” e “Watching the Wheels” em carreira solo.

Em 2002, John Lennon entrou em oitavo lugar em uma pesquisa feita pela BBC como os 100 mais importantes britânicos de todos os tempos.

MORRE A ESPERANÇA (THE DREAM IS OVER)

Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, John foi abordado por um rapaz que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo em um LP Double Fantasy em frente ao Dakota. O rapaz era Mark David Chapman, um fã dos Beatles e de John, que acabou atirando em John Lennon com revólver calibre 38. A polícia chegou minutos depois e levou John na própria viatura para o hospital. O assassino permaneceu no local com um livro nas mãos, “O Apanhador no Campo de Centeio” de J.D. Salinger. John morreu após perder cerca de 80% de seu sangue, aos quarenta anos de idade. Logo após a notícia da morte de John Lennon, que correu o mundo, uma multidão se juntou em frente ao Dakota, com velas e cantando canções de John e dos Beatles. O corpo de John foi cremado no Cemitério de Ferncliff, em Hartsdale, cidade do estado de Nova Iorque, e suas cinzas foram guardadas por Yoko Ono.

O assassino foi preso, pois permaneceu no local, esperando os policiais chegarem. Ao entrar na viatura, pediu desculpas aos policiais pelo “transtorno que havia causado”. Em seu julgamento alegou ter lido em “O apanhador no Campo de Centeio” uma mensagem que dizia para matar John Lennon. Acabou sendo condenado à prisão perpétua e até hoje é mantido numa cela separada de outros presos, devido às ameaças de morte que recebeu.
Polêmica

No dia 4 de março de 1966, durante uma entrevista de John Lennon para o London Evening Standard, feita pela jornalista Maureen Cleave, trouxe muita polêmica a respeito do Cristianismo. John disse: “O Cristianismo vai desaparecer. Vai diminuir e encolher. (…) Nós, Beatles, somos mais populares do que Jesus neste momento. Não sei qual vai desaparecer primeiro – o rock and roll ou o Cristianismo. Cristo não era mau, mas os seus discípulos eram obtusos e vulgares. É a distorção deles, que estraga o Cristianismo para mim.”

Ao ser publicada nos Estados Unidos, a entrevista causou polêmica. O cinturão bíblico norte americano reagiu queimando os álbuns dos Beatles em praça pública. Várias estações de rádio baniram as músicas dos Beatles.

Em 11 de agosto do mesmo ano, John Lennon deu uma conferência a imprensa em Chicago dizendo: “Se tivesse dito que a televisão era mais popular do que Jesus, ninguém teria ligado.(…) Não sou anti-Deus, anti-Cristo ou anti-religião. (…) Não estou a dizer que sejamos melhores ou maiores, ou a comparar-nos a Jesus Cristo como pessoa ou Deus ou seja o que for. Disse o que disse e estava errado – ou fui interpretado erradamente.”

Ativismo político

A gravação da música “Give Peace a Chance” em 1969 contra a Guerra do Vietnã marca a transformação de Lennon em um ativista anti-guerra. Foi o começo de um processo que culminou em 1972, quando a administração do presidente norte-americano Richard Nixon tentou deportá-lo dos Estados Unidos.

Quando John Lennon e Yoko Ono mudaram-se para Nova Iorque em agosto de 1971, eles se tornaram amigos de líderes anti-guerras como Jerry Rubin, Abbie Hoffman, e outros, e planejaram um concerto nacional para que coincidisse com a eleição presidencial de 1972. John Lennon tentaria convencer aos jovens a votar contra a guerra, ou seja, a votar contra Nixon.

O governo Nixon começou a investigar John Lennon com a finalidade de deportá-lo. O concerto nunca aconteceu, mas John passou, na época, boa parte de seu tempo tentando livrar-se da deportação.

Em 1971, John Lennon cantou no concerto Free John Sinclair em Ann Arbor. Sinclair era um ativista anti-guerra preso por dez anos por portar dois cigarros de maconha. John Lennon e Yoko Ono apareceram no concerto assim como Stevie Wonder e outros músicos, mais os ativistas radicais Jerry Rubin e Bobby Seale dos Panteras Negras.

Em 1972, John deu entrevista ao Mike Douglas Show, falando contra a Guerra do Vietnã. Nixon deixou a Casa Branca após o escândalo de Watergate. Em 1975, John Lennon conseguiu finamente seu green card. Após sua morte em 1980, o FBI admitiu tê-lo investigado.

Nota: O que as pessoas dizem hoje sobre quem é Jesus? Um visionário, uma pessoa popular, etc. Cada um tem seu conceito próprio sobre Jesus. Mas existe uma verdade absoluta sobre Jesus que está escrita na Bíblia Sagrada, justamente o único documento histórico que narra a sua vida. Para acreditar em Jesus, tem que se acreditar na sua Palavra.

Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Mt (16:13-17).

O Vinho na Bíblia

"A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4:18.

Exemplos da Tolerância de Deus

É um conceito bíblico, expresso de forma clássica no texto acima, que a luz é progressiva, a santificação é obra de uma vida e o conhecimento aumenta a cada dia para o povo de Deus.

Muitas verdades, que no passado eram conhecidas apenas parcialmente ou até virtualmente desconhecidas, foram crescendo e se tornando mais compreendidas pelos servos de Deus.

Veja-se por exemplo que, da mesma forma que Deus tolerou o uso de bebidas fermentadas, suportou também a escravatura como um mal contingente, passageiro, mas é evidente na Escritura que o escravismo não era e nem é parte do plano ideal de Deus, que quer que todos os homens sejam irmãos e não busquem ser servidos mas servir. Embora tolerando, Deus deu leis para regulamentar a prática até que o ideal fosse atingido. (Êx. 21:16, 20; Ef. 6:9; Col. 4:1)
Outros exemplos de práticas que Deus tolerou são o divórcio e a poligamia, que, conforme é declarado na Bíblia, não faziam parte do plano ideal divino. Por isso, Ele deu leis que regulamentavam e restringiam essas práticas tão em voga e até legalizadas nos dias bíblicos entre as nações pagãs. O Seu povo teria que aprender, depois de quatro séculos de escravidão e em estado semi-bárbaro, os rudimentos do “evangelho” até atingirem o ideal de Deus. (Ex. 20:7-11; Deut. 21:10-17; Mal. 2:12-16)

O próprio Jesus refere-se ao divórcio como tolerado em razão da “dureza dos corações” dos israelitas, mas, disse o Salvador, no princípio não foi assim. Mat. 19:4-8.

Males das Bebidas Fermentadas

Deus também tolerou as bebidas fermentadas. É evidente pelas experiências com viciados que, segundo especialistas na área de recuperação de alcoólatras, a maneira mais segura de evitar o vício é “não tomar o primeiro gole”.

Deus jamais sancionaria um hábito que, mesmo em seu moderado uso social é responsável pelas mais dramáticas e terríveis estatísticas no que se refere à degeneração da mente, corpo e espírito dos homens.

Professos seguidores da palavra de Deus jamais admitiriam envolver-se com a guerra, pelos seus horrores e mortandade, e no entanto, apóiam o “uso moderado” de bebidas alcoólicas sem considerar que as mortes por imprudência nas estradas e no trabalho, montam um número anual maior do que o de muitas guerras. Sem falar em deficientes mentais filhos de ex-bebedores sociais e agora alcoólatras, lares esfacelados, invalidez, desemprego, aos centenas e milhares além de outros males. E tudo isso causado na maioria dos casos por pessoas que bebiam socialmente, somente nos “fins de semana” e possivelmente consideravam-se “moderadas”.

Considerado doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo ainda está em expansão porque muitos, até mesmo religiosos, sancionam doutrinariamente o seu uso. Brincar com um copo desse vírus é perigoso. É brincar com veneno!
Portanto, devemos ter em mente que o uso de qualquer marca ou quantidade de bebida alcoólica é um perigo de crime contra si próprio e contra o seu próximo, e ainda ficar aquém do ideal da Escritura neste particular como veremos.

A Bebida Alcoólica no Antigo Testamento

Outro ponto importante que esclarece a questão do uso de vinho alcoólico e outras bebidas fermentadas naturalmente, bem como a tolerância de Deus quanto a essa prática, diz respeito aos hábitos e recursos alimentares dos tempos bíblicos. É claro que não dispondo das modernas técnicas de engarrafamento de sucos, sem geladeiras, sem conservantes como temos hoje e sem embalagens apropriadas, toda uma produção de sucos e sumos estavam sujeitas ao processo natural de fermentação.

Os odres (recipientes de couro costurado), vasos de barro, madeira ou metal não impediam a ação das bactérias, tendo os antigos que conviver com as condições que dispunham nesta parte. Bebiam, pois, vinho sem fermentar quando ainda novo, recém espremido das uvas, chamado no Antigo Testamento de TIROSH ou vinho novo, esta palavra aparece 38 vezes no AT. A bebida consumida tempos depois e já fermentada naturalmente, ou que foi fabricada em processo de fermentação era denominada normalmente de SHEKAR (usada 23 vezes no AT). Para bebidas em geral, fermentadas ou não, era usado o termo YAIM indistintamente, e que aparece 140 vezes no AT.

Portanto, a própria necessidade alimentar de uma bebida nutritiva e a carência de técnicas e recursos de conservação modernos, obrigava-os a terem na fermentação natural da bebida uma necessidade e mal necessário, uma vez que o grau alcoólico nestas bebidas, trazia embutido o problema do vício do alcoolismo, embriaguês e suas conseqüências morais, físicas e espirituais. Por isso o ideal era não usá-las a exemplo dos recabitas, povo abstêmio que vivia entre os israelitas, e cuja virtude e lealdade foi ressaltada pelo próprio Deus. Jer. 35:2-5.

Por outro lado, a fermentação era um bem, pois tinha para as bebidas a função de provavelmente o único e universal processo de conservação para os sucos sem a deterioração total como é o caso de muitos xaropes vendidos hoje em dia. Era, pois, um mal necessário, mas um mal. Justifica-se, desse modo, o ideal de Deus na declaração do sábio em Provérbios 23:31 a 35: “ Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente...” Não se deve nem mesmo desejá-lo, olhando-o – NÃO OLHES! Porque “no seu fim morderá como a cobra e como o basilisco picará.” E, continua o sábio: “Olharás mulheres estranhas” e, “teu coração falará perversidades”.
“Dirás: espancaram-me, bateram-me mas quando acordar beberei outra vez.”

Que desfecho terrível para um simples olhar e certamente o primeiro gole! São esses os passos para o vício: olhar, experimentar e a despeito das conseqüências, beber outra vez!

Não estamos sujeitos aos hábitos mantidos pela “dureza de corações” e atraso em que viviam os homens do passado. Não estamos obrigados a sofrer a limitação dos recursos de técnicas de conservação como eles; não precisamos nem devemos correr o perigo de consumir tais bebidas, mesmo porque, atualmente, em sua grande maioria, passam por processos industriais de fermentação e destilaria, o que aumenta artificialmente, e em muito, o teor alcoólico da bebida.

Concluímos até aqui que, se as bebidas naturalmente fermentadas eram, na antiguidade, a única forma de se estocar sucos, sendo uma necessidade daqueles tempos, apesar de suas conseqüências prejudiciais à saúde, constitui-se, para nós hoje, um uso desnecessário, contrário ã luz que temos, temerário e perigoso, mais ainda considerando-se a destilação que aumenta o seu grau alcoólico.

Certamente tal costume não concorda com o testemunho cristão e contraria o princípio bíblico, submetido ao qual todos os usos e práticas da igreja devem estar em harmonia sob pena de contradição: I Cor. 3:16, 17. Somos o templo de Deus e nada que o contamine, prejudique ou o ponha em risco deve ser usado.

Referências Bíblicas Contrárias às Bebidas Fermentadas

Veremos, agora, mais alguns textos que corroboram a recomendação de não usar bebidas fermentadas:

1. O vinho e a bebida forte fazem errar e desencaminhar até o sacerdote e o profeta. Isa. 28:7, 8.

2. Há uma maldição para os que seguem a bebedice. Isa 5:11, e outra maldição para os que dão bebida ao seu próximo. Hab. 2:15.

3. As bebidas alcoólicas são escarnecedoras e alvoroçadoras. Prov. 20:1.

4. O ideal é nem olhar para o vinho, pois é traiçoeiro, quanto mais usá-lo! Prov. 23:31, 32.

5. O beberrão cai em pobreza. Prov. 23:20, 21.

6. Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito. Ef. 5:18. A bebida alcoólica é incompatível com o Espírito Santo, conforme deixa claro a conjunção adversativa “mas”.

7. O bispo não deve ser dado ao vinho . I Tim 3:3; Tito 1:7. Mas o bom mesmo é não beber vinho devido ao escândalo que pode provocar em outros. Rom 14:21. A bebida está relacionada com as obras da carne. Gál. 5:21.

8. Normalmente, os que hoje são bêbados não começaram com a intenção de sê-lo. Cuidado! Os bêbados não entrarão no reino de Deus. I Cor. 6:10.

9. A bebida era incompatível com o serviço a Deus pois os encarregados de atividades no Santuário não podiam beber. Lev. 10:9.

10. Mesmo no conceito liberal da mãe do rei Lemuel (Prov 31:6) os que ministravam a justiça e os nobres não deviam beber. Prov. 31:4, 5.

11. Em Provérbios 31:6 acha-se a opinião da mãe do rei Lemuel e não uma posição divina sobre o assunto. Os amigos de Jó, embora piedosos, também deram opiniões religiosas equivocadas pelo que foram posteriormente repreendidos por Deus (Jó 42:7-9)

12. Miquéias adverte que um povo mau teria profetas falsos e mentirosos que defenderiam o vinho e a bebida forte. Miq. 2:11.

13. O vinho e o mosto tiram a inteligência. Osé. 4:11.

14. Pessoas dadas ao vinho são desleais, soberbas e não se contém. Hab. 2:5.

15. Aqueles que desejam fazer a vontade de Deus devem abster-se do uso, mesmo moderado, de bebidas alcoólicas, considerando as seguintes razões: a luz que temos, o ideal de Deus e os males e perigos desse hábito. A total abstinência é a posição a ser assumida por aqueles que estão preparando o caminho para a volta do Senhor como fez João Batista. (Luc. 1:15)

16. Entende-se, pois, que Jesus, nas bodas de Caná, transformou a água em vinho novo, sem fermentar (TIROSH no AT), o puro suco de uva, o vinho de melhor qualidade..

17. Em função dos argumentos acima apresentados a passagem de Deut. 14:26 é mais uma cena do hábito tolerado por Deus apesar das conseqüências e por causa das contingências.

18. Em I Tim 3:8 é recomendada a moderação em reconhecimento ao perigo que a bebida oferecia, em vista da resistência que a proibição sumária poderia provocar. Esta opinião do apóstolo foi moldada para restringir um hábito, conforme o texto deixa claro e não para sancioná-lo.

19. Em I Tim 5:23 o vinho é recomendado para uso medicinal, conforme crença do apóstolo, usado pouco com água e não puro como bebida de prazer. Este texto não serve para defender o uso ou o vício da bebida.

Conclusão

Buscar, neste caso, exemplos bíblico para justificar o consumo da bebida equivale a apoiar também o divórcio fácil, poligamia e escravidão que foram, igualmente, alvo da tolerância de Deus. Coloca-se também a Bíblia, injustamente, como co-responsável pelas tragédias decorrentes da indulgência com as bebidas fermentadas. Os costumes e práticas dos antigos, alvo da tolerância de Deus, não refletem necessariamente a vontade divina.

O verdadeiro cristão jamais defenderá tal hábito.

Pr. Demóstenes Neves da Silva
Igreja de Brotas, abril, 1988.

Fonte: http://www.jesusvoltara.com.br/atuais/vinho_biblico.htm