
Benefícios do exercício físico – II
Sem dúvida, assim como a fé precisa ser exercitada, nosso corpo também precisa. Antes de começar um programa de exercício, porém, precisamos estar certos de que nossa saúde permitirá fazermos um exercício regular. Se houver alguma restrição de saúde ou inaptidão, é sábio ser orientado por um médico sobre a intensidade apropriada de exercício a ser tentado.
Três pontos precisam ser guardados em mente com qualquer programa de exercício: frequência, intensidade e duração.
1) Frequência. Atualmente, as recomendações para saúde e aptidão favoráveis sugerem que devemos nos exercitar pelo menos seis vezes por semana.
2) Intensidade. A intensidade apropriada de exercício variará de acordo com a idade e condição médica. Com o passar do tempo, se for persistente, você poderá se exercitar cada vez mais. É bom fazer com que o coração trabalhe mais rápido e chegar à transpiração. Você precisa regular seu esforço conforme suas condições. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
3) Duração. Estima-se que 45 a 90 minutos de exercício por dia são o ideal. Seria benéfico exercitar-se pelo menos por 30 minutos, seis dias por semana. O tempo dos exercícios pode ser dividido em porções. Por exemplo, 10 minutos cada manhã, ao meio-dia e à noite. Deve ser organizado para se adaptar ao seu programa. A caminhada é uma forma excelente e sustentável de exercício.
Existem muitos benefícios comprovados dos exercícios. O exercício regular ajuda no controle do peso. É benéfico para ajudar a reduzir a pressão alta e um suplemento importante para qualquer terapia médica da pressão alta (sob supervisão e direção médicas). Quando o exercício é executado regularmente, existe uma diminuição na incidência da diabetes Tipo 2. Benefícios adicionais para a saúde do coração incluem o fato de que o exercício regular melhora a protetora lipoproteína saudável do colesterol de alta densidade (HDL).
O exercício regular dá uma crescente sensação de bem-estar. Isso acontece em parte por causa de substâncias químicas chamadas de endorfinas, que o corpo produz durante o exercício. O exercício tem sido associado com o retardamento do início do mal de Alzheimer, e geralmente melhora o desempenho mental. Pessoas que se exercitam regularmente têm menos depressão. O exercício tem um papel na prevenção do câncer de mama e de cólon. Os benefícios são muitos e variados.
Leia o Salmo 139:13-15. Pense em quão incrivelmente somos feitos e que milagre da criação é nossa mera existência. Portanto, por que é tão importante cuidarmos de nosso corpo? Que programa de exercício você pratica, e como, se necessário, você pode melhorar o que está fazendo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário