quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Qui 22/04/2010


Água como terapia

Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo” (Jo 9:11).

6. Compare a história da cura do cego de nascença por Jesus, em João 9:1-11, com algumas outras curas. Veja, por exemplo, Mt 8:8-13; 9:2-7; Lc 8:46, 47. Que possível significado pode ser encontrado nessa diferença?

É essencial que a água usada tanto interna quanto externamente seja limpa. Muitos têm dificuldade de acesso à água pura, limpa. A água tirada de fontes contaminadas exige algum tratamento por substâncias químicas ou fervura a fim de torná-la segura para o consumo e uso doméstico.

A água usada exteriormente é tão benéfica quanto a usada internamente. Ela pode ser usada exteriormente em tratamentos conhecidos como hidroterapia. O uso inteligente, cuidadoso, de toalhas úmidas quentes e frias nesse processo de hidroterapia pode trazer alívio a várias enfermidades. Deve-se usar extrema precaução em casos de má circulação, pessoas com diabetes ou enfermidades neurológicas. Pode ser muito vantajoso obter treinamento apropriado sobre o uso de hidroterapia.

“Muitos há... que nunca aprenderam por experiência os benéficos efeitos do devido uso da água, têm medo dela. Os tratamentos hidroterápicos não são apreciados como deveriam ser, e aplicá-los bem requer trabalho que muitos não estão dispostos a realizar. Mas ninguém se devia sentir desculpado de ignorância ou indiferença neste assunto. Há muitas maneiras de aplicar a água para aliviar o sofrimento e combater a doença. Todos devem se tornar entendidos no seu emprego, nos simples tratamentos domésticos. As mães, especialmente, devem saber tratar de sua família, tanto na saúde como na enfermidade” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 237).

Quão consciencioso você é com os hábitos de saúde em geral? Isto é, como você poderia cuidar melhor de si mesmo? Por que esperar até que os maus hábitos o deixem doente? Como seria melhor começar seguindo os bons princípios de saúde agora e evitar a doença em vez de passar pelo incômodo de buscar a cura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário