domingo, 18 de abril de 2010

Lição da Escola Sabatina - Dom 18/04/2010


Águas do batismo

1. A que tipos diferentes de água Jesus Se referiu no encontro com a mulher samaritana? Jo 4:1-26. Que mensagem existe nessa história para nós hoje?

Jesus encontrou uma mulher em Samaria que fora tirar água no poço de Jacó. Ele lhe pediu um pouco de água. Na conversa que se seguiu, Ele disse que poderia lhe dar a água que tiraria sua sede para sempre e Se referiu a Si mesmo como a “Água Viva”. Esse conceito inclui Sua capacidade de satisfazer às necessidades de paz, alegria, libertação da culpa, perdão e senso de unidade com Deus. Os cristãos encontram essa solução em Jesus Cristo.

É maravilhoso que Ele tenha oferecido a todos nós a oportunidade de ir e nos unir a Ele em serviço. Seu oferecimento é válido ainda hoje, pois Ele nunca muda. Muitos tiveram suas inquietudes, inseguranças e senso de futilidade transformados ao participarem de Sua compaixão, amor e aceitação.

Deus prometeu abundância da água espiritual, se a buscarmos. Em Apocalipse 22:17, Ele nos convida a todos a beber de graça da água da vida. Podemos experimentar a plenitude do Espírito Santo em nossa vida quando estamos perto de Jesus Cristo, o manancial da vida. Em Seu amor, Ele convida a todos a beber gratuitamente da água da vida (Jo 4:13, 14). Seu convite para receber para sempre essa água viva é estendido a todos nós.

Assim como Deus forneceu água da pedra aos filhos de Israel, também Jesus fornece a nós hoje essa água da vida (1Co 10:1-4).

Não importa quem somos, não importa qual tenha sido nosso passado, não importa quais tenham sido nossos erros e até mesmo não importa qual seja nossa situação presente, a oferta dessa água viva é para nós. Somos convidados a beber dela livremente. Ela é oferecida a nós pela graça de Cristo.

Sem dúvida, Jesus oferece essa água viva a todos nós. Qual tem sido sua experiência com essa água? Como você conheceu por si mesmo os benefícios e promessas que se encontram nela? Você está tomando livremente dessa água, ou está se mantendo um pouco atrás? Se for o último caso, pergunte a si mesmo por quê. Por “ganhos” imediatos? Comparando com a promessa oferecida por Jesus, qual é a vantagem?
Segunda

Ano Bíblico: 1Rs 20, 21

As águas do batismo

Leia Atos 8:35-39. Nesta passagem, Filipe pregou as Escrituras ao eunuco, contando-lhe as boas-novas de Jesus. O eunuco aceitou Jesus Cristo como Filho de Deus. Quando eles viram água, ele perguntou a Filipe: “Que impede que seja eu batizado?” Então, ele foi batizado por Filipe, e saiu com alegria.

Não existe milagre na água em si; ela é símbolo de purificação. É o dom do Espírito que transforma a vida. O batismo é uma proclamação exterior da aceitação de Jesus. Leia João 3:5-8. Jesus disse a Nicodemos que “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

2. Que acontece simbolicamente quando alguém é batizado por imersão? Rm 6:1-6

A conversão genuína, simbolizada pelo batismo por imersão, significa a purificação da vida da pessoa. O Novo Testamento menciona muitas vezes o batismo por imersão, enfatizando a importância dessa cerimônia em nossa experiência cristã.

“Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo” (At 2:38, NVI).

Quando somos salvos, somos batizados espiritualmente em Cristo (Gl 3:26, 27) e recebidos em Seu corpo, a igreja (1Co 12:13). No simbolismo bíblico, o batismo pela água representa a purificação interior (Ef 5:25, 26), o renascimento espiritual (Jo 3:5), ambos temas centrais da salvação.

Muitos consideram o batismo como algo certo, mas, para muitos no mundo, o ato exige imensa coragem. Em alguns países, o batismo pode levar ao isolamento do cônjuge, da família e da comunidade, ao encarceramento ou até a morte.

Entre as últimas palavras registradas de Jesus na Terra estão estas: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc 16:16). Pense nisso um momento: o último chamado de Jesus é para crer nEle, o que inclui o chamado para ser batizado. Se Ele considera assim, não podemos negligenciar seu significado.

Leia novamente Romanos 6:1-6. Como você experimentou a realidade das palavras de Paulo? Como sua “novidade de vida” em Cristo o transformou? De que você foi poupado? Em que áreas você ainda precisa de maior mudança? Como você pode cooperar melhor com o Senhor, que Se oferece para lavar seus pecados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário