Quem Ele era? Não dá para separar quem Ele era e qual Sua obra porque Ele Se identifica com Sua obra. Quando dizia:
Eu sou o bom pastor – fazia o trabalho de um bom pastor.
Eu sou a porta, luz, sal, rosa de Sarom, pérola, videira, rocha.
Não podemos confundir a natureza divina com a humana. Não podemos enfraquecer nem uma nem outra. Jesus Cristo era plenamente Deus e totalmente homem. Não era metade Deus e metade homem.Como era isto, é um mistério.
Logo, Jesus era um ser único, especial.
Para entendermos a Jesus como homem ou o segundo Adão, precisamos compreender quem foi o primeiro Adão.
Salmo 8:5 – “Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus...”
Gênesis 1:26, 27 – “Façamos ... a nossa imagem, conforme nossa semelhança” (não igual).
Gênesis 5:5 – “Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos...” Vivia quase mil anos. Possuía mente tão perfeita que não se necessitava de livros.
SEGUNDO ADÃO
I Coríntios 15:45, 47 – “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. ... O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do Céu.”
Cristo é chamado o segundo Adão. Em pureza e santidade, unido com Deus e amado por Deus, Ele começou onde o primeiro Adão começou. Ele cruzou o chão onde Adão caiu, e redimiu o fracasso de Adão” (Youth’s Instructor, 2 de junho de 1898). “Ele venceu Satanás na mesma natureza sobre a qual no Éden Satanás obteve a vitória” (Ibidem, 25 de abril de 1901)
Que tipo de natureza humana foi assumida por Deus, o Filho, ao encarnar e viver entre nós? Pré-lapsariana ou pós-lapsariana? Lapsus – do latim, significa errar.
Jesus possuía a natureza de Adão antes ou depois da queda?
ADÃO – POSIÇÃO PÓS-LAPSARIANA Caiu em pecado. Foi infectado no sentido físico, mental, moral e espiritual (comeu da fruta proibida – um ato). Passou a ter inclinação, propensão para o pecado.
ADÃO – POSIÇÃO PRÉ-LAPSARIANA Era sem pecado no sentido físico, mental, moral e espiritual. Nunca havia cometido um ato pecaminoso. ü Não tinha inclinação para o pecado (o estado era puro).
Se adotarmos a posição de que Cristo tinha uma natureza humana pré-queda, 100%, vamos ter problemas. Dizer que Jesus era igual totalmente a Adão antes do pecado, é impossível. Jesus veio com a humanidade enfraquecida por quatro mil anos.
Se adotarmos a posição de que Cristo tinha uma natureza humana pós-queda, 100%, seremos incoerentes, pois Jesus, embora afetado pelas conseqüências físicas do pecado, a Sua natureza moral e espiritual era sem pecado.
Cristo veio com as duas naturezas humanas de Adão. Em certo sentido antes da queda e em outro, depois da queda.
1. É pré-lapsariana (idêntica a de Adão antes da queda) no sentido moral e espiritual. Não tinha pendor para o pecado, não tinha paixão ou qualquer inclinação para pecado.
2. É pós-lapsariana (idêntica à nossa) no sentido físico e morfológico. Jesus sentia frio, fome, sede, cansaço e veio na estatura dos homens de sua época.
Apoio Bíblico Para os Dois Conceitos:
1. Hebreus 7:26 refere-se a Cristo como santo, inculpável, sem mácula e feito mais alto do que os Céus. Descreve a condição pré-lapsariana.
2. Por outro lado, Hebreus 2:14 e 17 afirmam que Ele Se tornou semelhante aos demais homens, na participação comum na carne e no sangue, o que sugere uma condição pós-lapsariana.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário