quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Dom de Línguas Segundo a Bíblia:

Olá, este será o primeiro vários de nossos estudos.

Começaremos com um tema muito falado ultimamente, o que dizem sobre este assunto? Será que o dom de línguas é mesmo falar línguas estranhas que ninguém entende? Será que o dom de línguas é falar a língua dos anjos? Será que o dom de línguas é falar línguas estrangeiras, mas existentes?

Bom, deixemos que a bíblia nos responda.

—————————————————————————————————————–

Peguem sua bíblia e vamos começar a ver o que ela nos diz.

* I Coríntios 12: 7 – “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.“

Bom, aqui começa falando de uma das funções do dom do Espírito Santo, ele tem que ter utilidade para alguma coisa.

* Marcos 16: 15, 17 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.“, “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;“

Os gregos tinham duas palavras diferentes para “novo”. A palavra neos era usada para designar “novo” com relação ao tempo. A palavra kainos era utilizada para designar uma “novo na qualidade”, isto é, algo que tem uma nova qualidade ou de natureza diferente.

No caso deste verso, a palavra usada é Kainos, para designar línguas existentes, mas que eles não sabiam falar.

Vamos ver uma série de versos em Atos para entender um pouco mais sobre este dom de línguas:

* Atos 2: 4 – “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.“

O Espírito Santo concedia o dom de falar em línguas diferentes, mas que tipo de línguas são essas?

* Atos 2: 5, 7, 8 (o verso 6 será citado em seguida) – “E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. (…)
* E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
* Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?”

O que aconteceu aí foi algo incrível, um milagre tremendo!

Acontece que estavam reunidos, conforme o próprio texto diz, pessoas de TODAS as nações!

Amigos, eu lhes pergunto, se tem vários povos de várias nações, acham que todos falam a mesma língua? Ou virou tudo uma confusão tremenda?

O que diz no verso 7? “Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?”

Eles estavam se perguntando, como que os galileus começaram, do nada, a falar as línguas de cada membro, por isso eles perguntaram, “ué, como que eles estão falando nas línguas de todo mundo, se são apenas galileus?”

Vamos ver agora o verso 6:

* Atos 2: 6 – “E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.”

Vamos imaginar um pouco, estão reunidos povos de várias nações com linguagens diferentes. Então os galileus começaram a pregar, mas cada um em uma língua, ora, quem entendia inglês por exemplo iria se movimentar até achar o pregador que estava falando em inglês, quem entendia alemão iria buscar o pregador que falava em alemão, o mesmo vale para japonês, espanhol e etc…

Esse é o tipo de confusão que Paulo relata no capítulo, todo mundo se movimentando, e uma barulheira tremenda aqui e ali, cada um falando num dialeto diferente, este é o tipo de confusão que ele retratou. Não é porque os galileus falavam e ninguém entendiam.

Como se prova que eles estavam falando em dialetos existentes?

* Atos 2: 9-11
* “Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
* E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
* Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.“

A bíblia relata que os povos entenderam o que eles estavam pregando? O que eles pregavam? Eles falavam das grandezas de Deus, essa pergunta agora é pra refletir. Tem como pregar e falar de Deus para alguém, falando em línguas estranhas que ninguém entende?

As pessoas entendiam as línguas faladas através deste dom?

* Atos 10: 46 - “Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.” Se eles não entendessem o que eles falavam com o dom de línguas, como saberiam que estavam magnificando a Deus?

A bíblia mostra que o que eles falavam através do dom de línguas era legível, mas o que a bíblia diz que eles falavam através deste dom?

* Atos 16: 6 – “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.” Eles PROFETIZAVAM, de acordo com a bíblia eles falavam profecias sobre Jesus, se eles sabiam que estavam profetizando então o que eles diziam era legível. A ultilidade do dom é pregar.

Antes de vermos o famoso verso de I Coríntios 14; vamos entender COMO FUNCIONA o livro de coríntios:

Os capítulos começam SEMPRE com um problema da igreja enviado para Paulo, se não entendermos isso, tudo fica contraditório. Vamos ver alguns (não precisa ler todos, só entender como funciona):

* I Cor 3: 3 - O mundanismo entrou na igreja.
* I Cor 4: 3 – Paulo estava sendo julgado por humanos, e quem julga é Deus.
* Dá pra chegar até o capítulo 14, mas não preciso mostrar aqui, depois é só ir lendo.
* I Cor 14: 2 – “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
* O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.”

Este é o problema que foi enviado a Paulo para ele resolver no capítulo 14.

O povo estava falando línguas que ninguém entendiam, para simplesmente edificar a si mesmo, e o verdadeiro sentido do dom é profetizar, “quem profetiza edifica a igreja.”

Como Paulo compara quem fala línguas que ninguém entende?

* I Cor 14: 9 – “Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.”

Falar em línguas inteligíveis é como como soprar ao ar, é o mesmo que chegar lá no púpito, onde alguns membros da igreja trazem visitas para ouvir uma mensagem de Deus e o cara falar ao microfone: “pff, pffff, pf pf pf”.

Sou eu ou a bíblia que está falando isso?

O dom de línguas tem que ser manifestado com intérprete e se não o tiver, fique calado e nem dê atenção. (I Cor 14: 27 e 28).

Para quem é o Dom de línguas? Para os fiéis ou infiéis?

* I Cor 14: 22 – “De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.”

Se esse dom é para profetizar, passar a mensagem de Deus, falar para povos de outras línguas e é para falar aos infiéis, como pode dizer que A BÍBLIA diz que é para edificação própria entre você e Deus? Deus não quer que você fique se edificando, Deus quer que paremos de pensar em edificarmos a nós mesmo para sair pregando a quem não conhece a mensagem, isso sim é importante para Ele! Levar a mensagem!

* I cor 14: 5 – “E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.”

Paulo diz aqui: “Ei gente, até quando vocês vão continuar aí tentando se edificar? Vão profetizar! Em línguas ou não, não é para você! É para a igreja! Se for falar em línguas, que tenha um intérprete para passar a mensagem e mostrar o que é, de verdade, a vontade de Deus.”

* I Cor 14: 6 – “Por isso, irmãos, quando eu os visitar, que proveito vocês terão se eu lhes falar em línguas estranhas? É claro que nenhum, a não ser que leve a vocês alguma revelação de Deus, ou algum conhecimento, ou alguma mensagem inspirada, ou algum ensinamento.”

Paulo está dizendo de novo: “Ei Ian (dono do blog), por que você quer falar em línguas estranhas? Qual é a utilidade disso, se não for para profetizar ou levar alguma mensagem de Deus para os outros?”

Muitas igrejas pregam que o dom de línguas é para edificar a si mesmo, você e Deus, mas o que a bíblia, e não a igreja, diz sobre isso?

* I Cor 14: 12 – “Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.“

Agora me diz, é para edificar a si próprio ou para edificar a igreja? Sou eu ou a bíblia quem está falando isso?

Verso forte para acabar:

Obs. O termo “língua estranha” só é citado uma ou duas vezes na bíblia inteira, em algumas bíblias tem mais vezes, mas está em itálico, o que está em ítálico não pertence aos escritos originais da bíblia e só servem para dar auxílios ao leitor.

Vamos ao verso:

* Isaías 33: 19 – “Não verás mais aquele povo atrevido, povo de fala obscura, que não se pode compreender e de língua tão estranha que não se pode entender.”

Segundo o profeta Isaías, falar em línguas estranhas é algo muito grave, é coisa de paganismo, novamente pergunto… Sou eu ou a bíblia que está falando?

Não estou aqui acusando, estou mostrando que ainda há tempo para seguir os caminhos corretos de Deus, Ele não colocaria tudo isso na bíblia, se não fosse para mostrar a verdade.

Ele não colocaria isso tudo para simplesmente acusar alguém.

Pensem nisso, sigam a palavra de Deus, não fui eu quem disse tudo isso, mas a bíblia.

Que a paz de Deus esteja com vocês!

Fonte: A Bíblia nos diz

Nenhum comentário:

Postar um comentário