Tem uma frase de Ian Judson que explica bem essa diferença:
“Dúvida é uma pergunta sincera, Descrença é não querer ouvir a resposta.” Ian Judson
Algumas doses de ceticismo na medida certa, ás vezes é bastante útil...
E pode nos levar até a crença verdadeira.
Tomé o discípulo cético:
Um exemplo bíblico de alguém que também exercitou o ceticismo é Tomé.
Ele é mencionado 11 vezes no Novo Testamento. É um dos 12 apóstolos e seu nome vem de uma palavra grega que significa “gêmeo”. Ele é conhecido como o discípulo incrédulo, duvidoso e medroso. O que não é justo.
A biografia de Tomé foi um pouco manchada pela história, ele podia ser muita coisa, menos medroso...
O dia da ressurreição foi marcado por emoções intensas. No fim da tarde, os discípulos estavam trancados numa casa, com medo de serem presos como cúmplices de Jesus.
Um detalhe interessante era que esses homens que estavam ali com medo, apavorados, medo de serem presos, condenados, mortos, pouco tempo depois, mudaram completamente a sua disposição... passaram a ser corajosos, destemidos e pregaram aquilo que eles estavam duvidando anteriormente. A ressurreição de Jesus.
Isso é uma das grandes evidencias de que a ressurreição é um fato. Porque eles não mudariam completamente essa atitude de medo em coragem, se a ressurreição de Jesus não fosse realmente um fato.
Esses homens que estavam aqui apavorados, não dariam a vida por uma MENTIRA que ELE mesmo teriam inventado... Se fosse mentira, alguém morreria por isso? Alguém daria a vida por uma mentira que ele mesmo inventou ? Não teria muita coerência.
O fato é que Jesus realmente ressuscitou e o fato da mudança de atitude dos discípulos evidencia isso.
Vamos ler agora Jo 20:19-25
19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23 Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.
Olha o cético Tomé aqui....Podemos extrair algumas lições podemos extrair desse texto..
1. As portas estavam de que maneira ? Trancadas, não só fechadas, mas trancadas. Portas de madeira grossa imagino, ou seja. Impossível entrar naquele recinto. No entanto Jesus apareceu entre eles... A primeira lição que fica aqui é que não há obstáculo que impeça Jesus de estar com os seus, o inimigo pode tentar criar barreiras de vários nomes:
Elas podem se chamar pecado, pode se chamar indiferença, vícios, dúvidas, ceticismo, decepções, etc.. para Jesus não existe barreira se você abrir uma brechinha e convidar Jesus para fazer parte de sua vida, nenhum dessas portas ou desses obstáculos vai impedi-lo de chegar a você.
A segunda lição... onde Jesus está, está ali também a paz... Duas vezes Jesus disse para os discípulos que estavam atribulados: Paz seja com vocês. Não tenham medo...
Faça uma busca na bíblia e vejam quantas vezes Jesus disse: Não tenham medo... Não temais... Jesus sempre quer remover nossos medos.. nossas aflições.... nossas tribulações...
Quando Jesus estava no barco e veio aquela terrível tempestade... Jesus disse: Não temais...
Qual é a tempestade que você está passando neste momento ? Qual é a luta que você tem enfrentado ?
Todos nós temos lutas, todos nós temos tempestades a atravessar... nesse momento Jesus diz: Não tenha medo...Paz... Shalom Seja com você.....
Como dizer isso para pessoas que estavam ali morrendo de medo de ser mortas ou serem presas ?
Não importa a situação... se Jesus está presente.. não há o que temer...
Outra lição dessa passagem :
O Espírito Santo que Jesus nos envia nos dá esperança, alegria e coragem
Jesus nesse momento faz algo semelhante quando criou Adão...
SOPROU.. o ato de soprar representa “CONCESSÃO” desse PODER, dessa GRAÇA, dessa MISERICÓRDIA.. A CONCESSÃO do Espírito Santo, que como o VENTO, como o SOPRO.. vem e dá VIDA, da PODER, dá MOVIMENTO.
Naquele momento eles receberam então, CORAGEM e ALEGRIA. As lágrimas que eram de tristeza a poucos minutos, agora eram de FELICIDADE...
O Mestre estava VIVO !! E o Espírito Santo estava sendo CONCEDIDO a sua IGREJA.
Prossigamos aqui agora nos versos 26 a 29
26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.
Outras lições que vem desses versos:
Tomé não podia ter aceitado o testemunho de seus amigos ? Não foi um só que contou a ele.. foram mais de um...
Agora, o fato de ele querer ver por si mesmo... é errado ?
Eu não vejo ERRO aqui.. é bonito você ouvir um testemunho na igreja, na internet.. de alguém que passou por uma conversão, por uma experiência espiritual com Jesus... è muito bom a gente ouvir isso... Mas há algum mal em NÓS mesmos queremos ter a mesma experiência ? De forma alguma... muito pelo contrário....
É importante que cada um de nós tenha a sua experiência com Deus...não depender da experiência de outras pessoas.. elas servem para nos edificar, nos animar.. e mostrar que se foi possível com aquele irmão ou aquela irmã, também pode ser possível comigo..
Mas eu tenho que buscar a Deus por mim mesmo...
E aqui Tomé não manifestou na verdade, exatamente FALTA DE FÉ...
Ele queria era ver com seus próprios olhos.. ele queria ser PARTICIPANTE da experiência pela qual seus amigos havia passado...
Será que Tomé não pode ter ficado amargurado pelo fato de Jesus ter aparecido para seus amigos e não para ele ??
Uma coisa é certa.. nós não sabemos porque Jesus esperou 8 dias... eu não sei porque... e na verdade eu também não sei porque Deus espera também para fazer coisas em minha vida...
E acho que você já passou por isso também...
Ou porque certas coisas acontecem em nossa vida, certas tristeza, desilusões.. tragédias.
8 dias.... Davi.. ficou 1 anos amargando seu pecado.. até que Deus enviou Natã pra dizer que Deus estava com ele... com Davi.. E queria transforma-lo.. queria perdoa-lo..
Outros passaram por momentos longos de espera.. como Tomé...
E quando você está esperando por alguma coisa... está ansioso, triste... 8 dias, 8 anos.. não importa.. parece uma eternidade não é ??
E Tomé por 8 dias ficou ali.. alimentando dúvidas talvez... amargura quem sabe ? ressentimento... Por que não eu ?
8 dias... uma coisa é certa.. quando Jesus espera é porque ele tem um plano...pode levar 8 dias... 8 anos.... 8 décadas.. Mas o fato é que se ele prometeu.. vai acontecer...
Alguns ficam preocupados pelo fato de já estarmos em 2010.....e Jesus não voltou ainda não é verdade ?
O que será que nossos pioneiros pensariam se soubessem que chegaríamos tão longe no tempo ?
Mas uma coisa é certa.. Jesus disse que vai voltar.. assim como disse que uma vez morto ressuscitaria e ressuscitou... Ele não está atrasado.. nós não entendemos muita coisa.. o fato é que ele vai voltar...ele PROMETEU.
Quando Jesus espera é porque ele tem um plano.. sua promessas se CUMPREM...
Quando Tomé viu a Jesus ressuscitado e creu, notem que Jesus disse assim pra ele:
Você me viu e creu né ? Mas bem aventurados aqueles que não viram e creram....
Só que Jesus não disse: Malditos aqueles que precisam ver para crer.....
O texto termina ali... Então veja bem.. De fato nós que somos o alvo dessas palavras.. nós que não estamos vendo e crendo né ?
Nós temos evidencia pela fé... nós cremos mesmo sem ver, portanto nós somos BEM AVENTURADOS.
Mas mesmo aqueles querem ver... aqueles que querem uma evidencia um pouco mais completa... Jesus não os rejeita por isso... na verdade Jesus valoriza isso.. Tanto é que Jesus apareceu uma segunda vez ali... e dá a entender pelo texto que veio de modo muito especial para TOMÉ...
Porque apareceu outra vez entre eles.. disse PAZ SEJA COM VOCÊS e se dirigiu a Tomé e disse: Tomé o que você queria mesmo ? era tocar ? então venha cá.. ponha a mão.. chegue aqui pertinho...Jesus valorizou afé de um discípulo sincero que precisava de evidencias.
Ele faz isso conosco também...
Lições que nós podemos extrair da vida de Tomé :
Tomé era um homem de decisões FIRMES... portanto não era nem um pouco covarde como alguns dizem...
Quando Jesus estava na região além do Jordão, Marta e Maria enviaram-lhe o seguinte recado: “Senhor, está enfermo aquele a quem amas” (Jo11:3). Dois dias depois, Osenhor anunciou seu propósito de ir a Judéia. Os discípulos tentaram convence-lo a não colocar a vida em risco...
Para os discípulos, a atitude de Jesus parecia loucura. Eles temiam pela vida do Mestre e pela deles. Foi nesse context que Tomé manifestou grande lealdade ao dizer: “Vamos também nós para morrermos com Ele” (Jo 11:16)
Será isso falta de coragem ??
A decisão de Tomé não pode ser passada por alto. O verdadeiro cristianismo se revela na hora da crise.
Na vida cristã, mais cedo ou mais tarde, enfrentaremos perigos e desafios.
Precisamos aprender a tomar decisões nas pequenas coisas da vida para que, quando chegarem as grandes provações estejamos FIRMES como Tomé ao lado do Senhor.
Outra lição: Tomé era um homem de perguntas inteligentes...
No fim da última ceia, Jesus disse que o momento de sua partida estava próximo. Tristeza e desespero tomaram conta dos discípulos, enquanto imaginavam quão indefesos e solitários ficariam sem Ele. Foi nesse contexto que Jesus apresentou a cura para os corações perturbados: Jô 14-1-3
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
Depois de fazer essa promessa MARAVILHOSA, Jesus acrescentou:
“ E vós sabeis o caminho para onde vou” (v4).
Sabe quando o professor fala alguma coisa meio complicada na sala de aula ? e os alunos não tem coragem de perguntar ? Até que um corajoso levanta a MÃO... Professor !! Dá pra explicar melhor ?? Aí todo mundo fica aliviado... que bom que alguém perguntou... eu também não tinha entendido... mas não tive coragem de perguntar... rsrs Nesse momento Jesus disse : VOCÊS SABEM O CAMINHO !! E eles ficaram se entreolhando pelo canto do olho.. assim... rsrs Até que TOMÉ perguntou....
Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” (v5). Tomé queria saber o caminho.
TEM PERGUNTA MAIS INTELIGENTE QUE ESSA ? Tomé queria saber o que REALMENTE importa... qual o caminho da salvação Senhor ? Qual o caminho para encontrarmos contigo Jesus?
Então em resposta a essa pergunta de TOMÉ vem uma das frase mais lindas também ...]
Ainda bem que Tomé perguntou .. rsrs
Jesus diz : EU SOU O CAMINHO (v6)
Quer saber o caminho da salvação ? O caminho do encontro com Deus ? O caminho da felicidade Eterna ? simples... VÁ A JESUS !!!
Ele é a PORTA, ele é o PÃO, ele é a VIDA, ele é o CAMINHO...
Hoje em dia muita gente se perde em perguntas sem sentido...
JESUS nos revelou o SUFICIENTE para a nossa SALVAÇÃO.....
As vezes nos perdemos em especulações e esquecemos o ESSENCIAL...
Tomé era um homem OBJETIVO.... ia ao ponto...Não se perdia em especulações...
Outra lição que Tomé nos dá.. Tomé era um homem que desejava ir a FONTE.
Ele podia ter aceitado ali o testemunho de seus irmãos, de seus amigos...
Mas uma coisa é certa.. melhor do que aceitar a palavra de HOMENS é ir a fonte... a fonte está disponível para todos nós .. vá a BÍBLIA.... a palavra de Deus...
Lembra dos bereanos ? do povo de Beréia ? o que diz deles na Bíblia ? Paulo disse:
Atos 17:11
11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
Essa foi a atitude Tomé.. Mas foi isso mesmo ? Eu quero ver também, eu quero EXPERIMENTAR também.
Irmãos muitas heresias, muitas idéias errôneas seriam rejeitadas pelo povo de Deus se se praticasse o bom CETISCISMO e as pessoas fossem a FONTE como TOMÉ...
Última lição: TOMÈ era um homem de profundas declarações de FÉ.
Sabiam que aquilo que Tomé disse quando ele viu a Jesus é uma das mais profundas declarações de FÉ encontradas na Bíblia ?
O que disse Tomé quando viu Jesus diante de si ? Ele se prostrou.. caiu de joelhos no chão e disse o que ? MEU SENHOR E MEU DEUS !! Se Jesus não fosse Deus JAMAIS permitiria uma declaração destas e muito menos que um homem se PROSTRASSE diante dele. O próprio anjo GABRIEL não permitiu que JOÃO fizesse isso em APOCALIPSE.
Mas Jesus permitiu PORQUE? ELE É DEUS!!
MEU SENHOR E MEU DEUS...
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário